As figuras acima ilustram, esquematicamente, um refrigerador...
No componente B ocorre a expansão do gás refrigerante, representado no diagrama T-s pelo processo 3-4. Essa expansão pode ser obtida utilizando-se uma válvula termostática que controla a vazão de refrigerante em função do superaquecimento do gás na entrada do compressor.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém poderia explicar essa relação do controle da vazão e o superaquecimento na entrada do compressor?
Hamilton Luduvice,
Como o item se referiu ao 'superaquecimento' do gás, realmente é na entrada do compressor que ele está falando, pois na saída do evaporador o gás ainda encontra-se na região de saturação.
Com relação à desprezar a tubulação entre o evaporador e o compressor, concordo com você. Entretanto, já estamos acostumados à tratar de situações ideais, ou seja, sem perdas.
Obrigado pelo vídeo! Ajudou bastante!
Bons estudos!
Dependendo do grau de superaquecimento (diferença entre a temperatura do vapor saturado, na pressão que o evaporador se encontra, e a temperatura do vapor superaquecido na mesma pressão) a vazão na VET é alterada. Quando a carga térmica a ser retirada pelo evaporador aumenta, o grau de superaquecimento aumenta, o bulbo na saída do evaporador detecta essa variação e a VET se abre aumentando a vazão e reduzindo o grau superaquecimento.
CERTO
Recomendo assistir ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=HqH1MSWakgo&t=160s&pp=ygUKdGV2IHZhbHZlIA%3D%3D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo