Em Dezembro de 2015 o Ministério da Saúde lançou o Protocolo...
Em Dezembro de 2015 o Ministério da Saúde lançou o Protocolo de Vigilância e Resposta à ocorrência de Microcefalia relacionada ao Zika Vírus. Analise as afirmativas relativas às características da infecção pelo Zika Vírus e assinale a alternativa INCORRETA:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A - febre alta (maior do que 38,5ºC)
Esta questão aborda as características da infecção pelo Zika Vírus, com foco em sintomas comuns associados à doença. Para responder corretamente, é necessário ter conhecimento sobre os sinais clínicos típicos do Zika.
Justificativa da Alternativa Correta:
A alternativa A é a incorreta porque a infecção pelo Zika Vírus geralmente não causa febre alta. Em vez disso, a febre é leve, raramente ultrapassando os 38,5ºC. Este é um ponto chave para identificar a alternativa que não condiz com as características comuns do Zika.
Análise das Alternativas Incorretas:
B - exantemas que aparecem no primeiro ou segundo dia: Esta alternativa está correta. Os exantemas, ou erupções cutâneas, são sintoma comum do Zika, geralmente aparecendo logo nos primeiros dias da infecção.
C - dor muscular leve e dor nas articulações de intensidade leve a moderada: Esta alternativa também está correta. As dores musculares e nas articulações costumam ser de intensidade leve a moderada em casos de Zika.
D - frequente observa-se edema nas articulações de intensidade leve, prurido e conjuntivite não purulenta em grande parte dos casos: Esta também é uma descrição precisa dos sintomas. Conjuntivite não purulenta, prurido e edema articular são frequentemente observados em infecções por Zika.
Ao analisar as alternativas, a estratégia é identificar sintomas típicos e atípicos do Zika. A febre alta mencionada na alternativa A não é comum, o que a torna a resposta incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo