No século VII, na península Arábica surgia uma religião que...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
No contexto histórico do século VII, com o surgimento do islamismo na península Arábica, foram estabelecidas práticas e crenças que passaram a orientar a vida dos fiéis. Dentre as obrigações inerentes ao islamismo, uma das mais fundamentais é a crença em Alá como único Deus e em Maomé como o último profeta, uma vez que o islamismo reconhece profetas anteriores, incluindo Jesus Cristo.
Correta: C - Crer em Alá, e em Maomé como seu profeta, o que é uma das bases da fé islâmica e integra o que é conhecido como os Cinco Pilares do Islã.
As alternativas incorretas são:
- A - Fazer uma oração diária com a cabeça voltada para Meca; no entanto, a obrigação é realizar cinco orações diárias, não apenas uma.
- B - Jejuar no Rajab (mês sagrado dos muçulmanos); o jejum obrigatório ocorre durante o mês de Ramadã, e não durante Rajab.
- D - Fazer uma peregrinação a Meca ao menos uma vez por mês. A obrigação é realizar a peregrinação (Hajj) pelo menos uma vez na vida, se as condições pessoais permitirem, e não mensalmente.
Portanto, a opção C é a correta, pois reflete um dos alicerces principais do islamismo: a shahada, a declaração de fé.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Trata-se da Shahada, que é o testemunho do muçulmano de que ninguém merece ser adorado, a não ser Allah, e que Maomé é seu mensageiro. Qualquer pessoa que fizer essa declaração se torna muçulmana. Não é necessário que haja formalidade ou celebração
Ritualisticamente, os muçulmanos fazem oração, a Salah, 5 vezes ao dia. A Salah preza pela manutenção da fé islâmica e pela reafirmação da submissão a Deus.
O terceiro pilar é a Zakah, uma espécie de caridade que vai além do caráter facultativo e beneficente que a palavra pressupõe, pois é tida como uma obrigação do muçulmano que detém melhor condição financeira de prestar apoio aos carentes e necessitados. Tal obrigação equivale a 2,5% anuais do patrimônio individual.
Ramadã é o nono mês do calendário islâmico e deve ser passado em jejum pelos muçulmanos saudáveis. Sawm, o jejum, consiste na completa abstenção de comida, bebida e atividades deleitosas (como sexo, jogos e diversões) do nascer ao pôr-do-sol.
Entre os dias 8 e 13 do mês de Dhu al-Hijja, último do calendário islâmico, os muçulmanos celebram o Hajj. Trata-se da peregrinação que, ao menos uma vez na vida, todo muçulmano que goze de condições físicas e financeiras deve fazer à cidade sagrada, Meca, na Arábia Saudita. A tradição remonta a Abraão, considerado o “pai de todos os profetas”. Todos os anos, milhões de muçulmanos vão à Meca durante o evento. Em 2018, na semana de início, o governo saudita já indicava expectativa de 2,3 milhões de peregrinos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo