Os testes de observância são aplicados pelo auditor quando e...
subsecutivos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão, precisamos entender a diferença entre os testes de observância e os testes substantivos na auditoria.
Os testes de observância são usados para verificar se os controles internos da entidade estão funcionando conforme esperado. Eles ajudam o auditor a avaliar a eficácia do sistema de controle interno da empresa. O objetivo principal desses testes é entender se os procedimentos estabelecidos pela organização estão sendo seguidos corretamente pelos funcionários.
Já os testes substantivos são realizados para obter evidências sobre as transações e saldos finais das demonstrações financeiras. Eles têm o foco em provar diretamente que os valores e detalhes apresentados nas demonstrações são precisos e verdadeiros.
No enunciado, a afirmação diz que os testes de observância são aplicados para obter provas sobre transações, o que não está correto. Quem busca evidências diretas sobre transações são os testes substantivos.
Portanto, a alternativa correta é: E - errado.
A afirmação está incorreta porque ela confunde o objetivo dos testes de observância com o dos testes substantivos. Um teste de observância não tem o foco nas transações em si, mas sim na funcionalidade dos controles que gerenciam essas transações.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os testes SUBSTANTIVOS são aplicados pelo auditor quando ele deseja obter provas suficientes e convincentes sobre transações.
Os testes de observância são aqueles empregados pelo auditor, a fim de determinar se os procedimentos internos determinados pela empresa estão sendo cumpridos pelos seus colaboradores.
Destinam-se em um primeiro momento a constatar a credibilidade dos procedimentos de controle da empresa, e não necessariamente os registros corretos das operações.
O objetivo do teste de observância é proporcionar razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estão sendo executados na forma determinada pela organização. Esta observação é essencial para o auditor, uma vez que é através dos testes de observância que ele pode vir a depositar maior ou menor confiança no sistema de controles internos aplicados.
Os testes de observância são largamente aplicados em auditorias operacionais, onde a preocupação central do auditor é com respeito se os colaboradores da organização respeitam as normas internas preestabelecidas.
A aplicação desses testes requer muita atenção e acuidade do auditor, e normalmente são aplicados sem que os envolvidos no processo auditado percebam, pois caso isso fosse notado, certamente fariam o correto, pelo menos na frente do auditor.
Fonte: material do aprova concursos (TESTES EM AUDITORIA)
Logo, o conceito abordado na questão refere-se a teste substantivo e não de observância.
Questão ERRADA
Para a questão ficar correta bastaria substituir testes de observância por testes substantivos. Como vimos, os testes de observância são aplicados para avaliar os controles internos da entidade auditada.
Fonte: Estratégia Concursos
Os testes de substantivos são aplicados pelo auditor quando ele deseja obter provas suficientes e convincentes sobre transações, de maneira a lhe proporcionar fundamentação para a opinião acerca de determinados fatos e para avaliar a funcionalidade do sistema contábil da empresa auditada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo