Os anos que separam o fim da Primeira Guerra Mundial (1918)...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1245181 História
Os anos que separam o fim da Primeira Guerra Mundial (1918) e o começo da Segunda (1939) ficaram conhecidos como período entreguerras. Eles foram marcados por uma das maiores crises da História e pelo surgimento de uma forma de organização do poder até então desconhecida: o totalitarismo. Marque a opção que indique um fato ocorrido neste período.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O período conhecido como entreguerras é extremamente relevante para o entendimento da História contemporânea, marcado por transformações significativas e o surgimento de regimes totalitários.

Entre os principais eventos deste período, temos a Marcha sobre Roma, que não deve ser confundida com a Marcha sobre Veneza como está incorretamente mencionado na alternativa A. Em outubro de 1922, de fato, Mussolini e seus "camisas negras" marcharam sobre Roma, o que resultou na ascensão do Fascismo na Itália.

A alternativa B menciona a criação da Carta do Trabalho na Itália, em 1927. No entanto, essa legislação não tinha como objetivo garantir direitos trabalhistas no sentido democrático que conhecemos, mas sim consolidar o controle estatal sobre o trabalho e suprimir a luta de classes, estando alinhada com os princípios totalitários do regime fascista.

Na alternativa C, é apontado um fato de grande impacto histórico: a quebra da Bolsa de Nova York em 1929. Esse evento gerou uma crise econômica mundial que afetou diversas nações, incluindo a Alemanha, que viu uma escalada no desemprego e uma piora nas condições econômicas, pavimentando o caminho para a ascensão do Nazismo. Este é o fato correto e corresponde ao gabarito da questão.

Por fim, a alternativa D traz um erro histórico ao descrever a "Noite dos Cristais" como sendo relacionada ao episódio em que as SS eliminaram os integrantes das SA durante a Noite das Longas Facas. Na verdade, a Noite dos Cristais (Kristallnacht) ocorreu em novembro de 1938 e foi uma série de ataques violentos contra judeus na Alemanha.

Em resumo, a resposta correta e comentada para a questão é a alternativa C, que destaca a quebra da Bolsa de Nova York em 1929 como um evento crítico do período entreguerras, influenciando diretamente a instabilidade econômica e política que conduziu ao totalitarismo na Europa.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: C

A quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, atingiu em cheio a economia e a sociedade alemã. Sem os créditos norte-americanos, muitos bancos e empresas faliram;

A) Camisas pretas e não camisas brancas; Roma e não Veneza.

B) A Carta del Lavoro continha as linhas de orientação que deveriam guiar as relações de trabalho na sociedade italiana, em particular entre empregadores, trabalhadores e Estado, estabelecendo um modelo político-econômico.

C) Correto.

D) Expurgo sangrento e não noite dos cristais. Foram assassinados aproximadamente uma centena de opositores e não milhares.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo