Um Estado forte e centralizado era instrumento indispensáve...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1245182 História
Um Estado forte e centralizado era instrumento indispensável para levantar recursos e levar adiante a dispendiosa aventura das Grandes Navegações. Os primeiros europeus a iniciarem o processo das Grandes Navegações da Era Moderna foram os portugueses. Marque a opção que indique um dos fatores que contribuíram para esse pioneirismo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O gabarito correto é a alternativa C, que menciona o Centro de Estudos de Navegação criado sob o estímulo de Dom Henrique. Este centro foi fundamental para o pioneirismo português nas Grandes Navegações, pois ali se desenvolveram técnicas e conhecimentos essenciais para a navegação oceânica.

O local, situado em Algarves, próximo a Sagres, tornou-se um ponto de encontro de sábios, navegadores e cartógrafos, o que propiciou avanços significativos na arte da navegação, como melhorias nas caravelas, métodos de orientação e conhecimento astronômico.

É importante ressaltar que este investimento em conhecimento e tecnologia permitiu que Portugal se destacasse nas explorações marítimas, iniciando assim um período de expansão ultramarina que teve impactos profundos na história mundial, alterando as rotas comerciais e iniciando o processo de globalização.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

pioneirismo de Portugal explica-se por uma série de fatores:

Além disso, existem historiadores que apontam que, no século XV, foi desenvolvido por infante D. Henrique um centro em Algarve que promovia estudos para o desenvolvimento de melhores técnicas de navegação: a Escola de Sagres. Todavia, existem alguns historiadores que sugerem que a Escola de Sagres é um mito e que, portanto, sua influência nas Grandes Navegações é irrelevante.

Em relação a alternativa A, de fato, a revolução de Avis fez com que D. João I subisse ao trono e ele foi apoiado pela burguesia portuguesa. No entanto, o erro está em classificar a burguesia como "industrial" haja vista que ainda é muito precoce falarmos em algum tipo de burguesia industrial.

O "mais correto" seria a alternativa C já que muitos historiadores atribuem a escola de Sagres como uma das responsáveis em desenvolver as técnicas para a navegação.

Gabarito C

questaozinha hein pqp

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo