Os tumores do sistema nervoso central (SNC) representam apr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2541331 Medicina
Os tumores do sistema nervoso central (SNC) representam aproximadamente 20% dos cânceres infantis e são a segunda neoplasia pediátrica mais comum após as leucemias. Sobre esse assunto, julgue as frases abaixo.
I. Astrocitomas são tumores que se originam das células astrocíticas do cérebro, que são células gliais com função de suporte e nutrição dos neurônios. Eles são os tumores cerebrais mais comuns em crianças e sempre com alto grau de malignidade. II. Meduloblastomas são tumores neuroectodérmicos primitivos que se originam no cerebelo. Afetam predominantemente crianças entre 3 e 8 anos de idade. III. Ependimomas são tumores derivados das células ependimárias, que revestem os ventrículos cerebrais e o canal central da medula espinhal. Representam cerca de 40% dos tumores cerebrais em crianças.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões):
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Vamos analisar cada uma das afirmações para entender por que a correta é a alternativa D: I. "Astrocitomas são tumores que se originam das células astrocíticas do cérebro, que são células gliais com função de suporte e nutrição dos neurônios. Eles são os tumores cerebrais mais comuns em crianças e sempre com alto grau de malignidade." - Esta afirmação contém um erro específico: embora astrocitomas sejam tumores comuns nas crianças e originem-se de células astrocíticas, eles não são "sempre com alto grau de malignidade". Existem diferentes graus de astrocitomas, desde os benignos (grau I) até os mais malignos (grau IV). Portanto, a proposição I está incorreta. II. "Meduloblastomas são tumores neuroectodérmicos primitivos que se originam no cerebelo. Afetam predominantemente crianças entre 3 e 8 anos de idade." - Esta afirmação está correta. Meduloblastomas são de fato tumores neuroectodérmicos primitivos que surgem no cerebelo e são mais comuns em crianças nessa faixa etária. III. "Ependimomas são tumores derivados das células ependimárias, que revestem os ventrículos cerebrais e o canal central da medula espinhal. Representam cerca de 40% dos tumores cerebrais em crianças." - Esta afirmação é incorreta. Embora seja verdadeiro que ependimomas se originam das células ependimárias, a proporção de 40% dos tumores cerebrais em crianças está exagerada. Ependimomas representam uma porcentagem menor dos tumores cerebrais pediátricos, geralmente entre 5% e 10%. Portanto, a única proposição correta é a II, o que justifica que a resposta correta é a alternativa D.

alternativa correta: D. Apenas II.

justificativa

I. Astrocitomas: Embora os astrocitomas sejam os tumores cerebrais mais comuns em crianças, nem todos apresentam alto grau de malignidade. Existem astrocitomas de baixo grau (pilocíticos) que são mais comuns em crianças.

II. Meduloblastomas: Correto. Meduloblastomas são tumores neuroectodérmicos primitivos que se originam no cerebelo e afetam predominantemente crianças entre 3 e 8 anos de idade.

III. Ependimomas: Esta afirmação está incorreta. Ependimomas representam aproximadamente 10% dos tumores cerebrais em crianças, não 40%.

resumo

A única proposição correta é a II, que afirma que os meduloblastomas são tumores neuroectodérmicos primitivos originários do cerebelo e afetam predominantemente crianças entre 3 e 8 anos de idade.

pontos chave

  • ♦ Astrocitomas podem ser de baixo ou alto grau de malignidade.
  • ♦ Meduloblastomas são comuns em crianças e se originam no cerebelo.
  • ♦ Ependimomas representam cerca de 10% dos tumores cerebrais em crianças.
  • ♦ Afirmativa II é a única correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo