A Segunda Guerra Mundial terminou em 1945, deixando um sald...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1245188 História
A Segunda Guerra Mundial terminou em 1945, deixando um saldo de mais de 40 milhões de mortos e o precedente da utilização da bomba atômica contra populações civis. Com tanta destruição, era de se esperar que a humanidade, finalmente, enveredasse pelo caminho da paz e da concórdia. Marque a opção que indique fatos ocorridos durante a Guerra Fria.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta Correta: A alternativa D é a correta. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) foi de fato uma aliança militar criada com o objetivo de contrapor-se à União Soviética e seus aliados do bloco comunista durante a Guerra Fria.

Comentários sobre as demais alternativas:

  • Alternativa A: Apresenta um equívoco. O discurso do presidente Harry Truman, conhecido como Doutrina Truman, estabeleceu a política de contenção do comunismo, e não está relacionado à Doutrina Monroe, que foi proferida no século XIX e postulava a oposição à colonização europeia nas Américas.
  • Alternativa B: Esta alternativa inverte as designações das Alemanhas. Na realidade, a República Federal da Alemanha (RFA) ou Alemanha Ocidental era capitalista, e a República Democrática Alemã (RDA) ou Alemanha Oriental era comunista.
  • Alternativa C: Contém uma imprecisão. O plano para a recuperação da Europa após a Segunda Guerra Mundial foi conhecido como Plano Marshall, nomeado em homenagem ao secretário de Estado americano George Marshall. O Plano Truman refere-se à política externa dos EUA de contenção do comunismo.

Conclusão: A OTAN foi um elemento-chave na estratégia de defesa coletiva do Ocidente durante a Guerra Fria. O seu papel foi essencial para estabelecer um equilíbrio de poder e evitar o avanço do comunismo na Europa, configurando-se como uma peça fundamental na política internacional do período.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERROS

A - O presidente Harry S. Truman, no dia 12 de março de 1947, proferiu diante do Congresso Nacional um agressivo discurso, afirmando que os países capitalistas deveriam se defender da ameaça socialista.

A partir dessa declaração se consolidou a Doutrina Truman, e, para alguns estudiosos, começou a Guerra Fria, espalhando pelo mundo uma rivalidade entre capitalistas e socialistas.

Uma das primeiras iniciativas norte-americanas foi de oferecer ajuda financeira para a reconstrução da Europa (por meio do plano Marshall), temendo que esse apoio pudesse vir dos soviéticos, o que significaria a implantação do socialismo na Europa Ocidental. O presidente norte-americano ofereceu empréstimos para Grécia e Turquia, desde que implantassem políticas a favor das nações ocidentais, ou seja, do capitalismo.

B- A 23 de maio de 1949, as porções do território alemão controladas por EUA, Reino Unido e França são unificadas, dando origem a um novo estado, a República Federal da Alemanha (RFA), país de economia capitalista e regime semelhante ao do restante do ocidente. Já a leste, no território ocupado pelos soviéticos, é fundada a RDA a 7 de outubro de 1949. A cidade de Berlim, que ficava em território da RDA, foi também dividida, e sua parte oriental permaneceu como capital do estado socialista.

C- O Plano Marshall (conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia), um aprofundamento da Doutrina Truman, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.

c) Não era secretário, mas sim o atual (na época) presidente daquele país.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo