Sobre métricas estudadas pela engenharia de sofware, pode-se...
I - um número alto de operações sobrescritas corresponde a uma métrica de software e indica que a superclasse usada pode não ser uma classe-mãe apropriada para a subclasse;
II - a complexidade ciclomática é caracterizada pelo número de caminhos independentes no código e determina o limite superior para o número de testes que devem ser executados, garantindo que todas as instruções serão executadas pelo menos uma vez;
III - COCOMO e Ponto de Função são técnicas de medição cujo principal objetivo é estimar o esforço necessário para a construção do software.
É correto o que se afirma em
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Alternativa correta: E - I, II e III.
Vamos analisar cada uma das afirmações para entender por que a alternativa E é a correta:
I - um número alto de operações sobrescritas corresponde a uma métrica de software e indica que a superclasse usada pode não ser uma classe-mãe apropriada para a subclasse;
Essa afirmação é verdadeira. Dentro da programação orientada a objetos, a sobrescrita de métodos é comum, porém, um número excessivo de operações sobrescritas pode realmente ser um indicativo de que a hierarquia de classes não está sendo utilizada da melhor maneira possível. Tal métrica aponta para um possível problema de design na herança das classes.
II - a complexidade ciclomática é caracterizada pelo número de caminhos independentes no código e determina o limite superior para o número de testes que devem ser executados, garantindo que todas as instruções serão executadas pelo menos uma vez;
Esta afirmação também é correta. A complexidade ciclomática de um módulo de software é uma métrica que indica a complexidade do código, baseando-se na quantidade de caminhos de execução possíveis. Quanto maior a complexidade ciclomática, maior o número de casos de teste necessários para cobrir todos os caminhos possíveis durante os testes.
III - COCOMO e Ponto de Função são técnicas de medição cujo principal objetivo é estimar o esforço necessário para a construção do software;
Correto. Tanto o COCOMO (Constructive Cost Model) quanto a análise de Pontos de Função são técnicas usadas para estimar o custo, o esforço e o tempo necessários para o desenvolvimento de um projeto de software. Eles são baseados em diferentes critérios e fatores, mas ambos têm como objetivo final facilitar o planejamento e a gestão de projetos de desenvolvimento de software.
Assim, todas as três afirmações estão corretas, justificando que a alternativa E é a resposta adequada para a questão proposta.
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Comentários
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A II esta errada: O resultado da complexidade ciclomática indica quantos testes (pelo menos) precisam ser executados para que se verifique todos os fluxos possíveis que o código pode tomar, a fim de garantir uma completa cobertura de testes.
Assertiva II esta com o gabarito incorreto
A complexidade ciclomática, proposta por Thomas J. McCabe em 1976, mede o número mínimo de caminhos independentes necessários para percorrer todo o código. Essa métrica é útil para identificar áreas do código que podem ser difíceis de testar e manter.
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