Distúrbios osteomusculares, dores lombares e diversas outras...
Distúrbios osteomusculares, dores lombares e diversas outras disfunções musculoesqueléticas estão entre os problemas mais comuns enfrentados pela população brasileira e mundial. As disfunções musculoesqueléticas são as principais expressões de doenças como artrite e a osteoartrose. Já os distúrbios osteomusculares podem gerar diferentes graus de incapacidade funcional, afetando a qualidade de vida desses indivíduos (Walsh et al., 2004). As doenças reumáticas, por sua vez, podem ser agudas, recorrentes ou crônicas, atingindo pessoas de todas as idades. Como causa frequente de disfunções limitantes, as doenças reumáticas são, no seu conjunto, as principais responsáveis pelo custo com a saúde, quer sejam eles diretos, como consultas, medicamentos ou cuidados de reabilitação, quer sejam indiretos (Portugal, 2013). Sobre as disfunções reumatológicas marque V ou F e assinale a alternativa correta:
( ) Na maioria das vezes, as doenças reumáticas são acompanhadas de fatores estressantes, portanto, se faz necessário analisar cuidadosamente a influência de fatores emocionais (Farias, Moreira, Medeiros & Oliveira, 2001; Nery, Borba & Neto, 2004).
( ) As repercussões psicológicas como os sentimentos negativos vivenciados não são sempre esperados, pois não se tratam de doenças dolorosas e limitantes (Sato et al., 2004).
( ) O tratamento fisioterapêutico tem como objetivo aliviar a dor, fortalecer os músculos, mobilizar as articulações, melhorar a coordenação, minimizar deformidades, treinar o sentido de posição para reduzir o estresse postural e ajudar na manutenção da funcionalidade (Thomson, Skinner & Piercy, 2002)
( ) A fisioterapia busca alcançar, através de metodologias e técnicas próprias, baseadas na utilização terapêutica dos movimentos e dos fenômenos físicos, uma melhor qualidade de vida frente às disfunções intercorrentes (Viñas, Biazus & Rodrigues, 2008).
( ) Um programa de atividade física reduz as relações sociais e aumenta a
chance de aparecimento de doenças psicossociais como a depressão (Borges,
2006).