A escola pode tornar-se um espaço de reprodução da sociedade...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q3139085 Não definido
A escola pode tornar-se um espaço de reprodução da sociedade capitalista ou pode contribuir na transformação da sociedade, dependendo do nível de participação nas decisões que os envolvidos têm (pais, alunos, professores), da maneira como os conteúdos são selecionados (sua relevância e caráter humanizador), da forma como são discutidos, apresentados e inseridos no planejamento e como são ensinados. O professor é, portanto, peça-chave nessa organização e sistematização do conhecimento. Nas diferentes teorias educacionais, encontra-se a visão – escola, professor e aluno – que norteia cada uma delas e, consequentemente, é possível reconhecer nesses modelos a manutenção do status quo ou a luta para fazer da escola um espaço democrático e contribuinte para as transformações da sociedade. Nesse contexto, a pedagogia histórico-crítica:


I. Pertence ao grupo empenhado em fundamentar-se no materialismo histórico, contrapondo-se à pedagogia liberal. Visto que se fundamenta nessa concepção, que se estruturou como alternativa ao “negativismo pedagógico” que, preocupado em denunciar a reprodução capitalista, atribuiu ênfase ao papel reprodutor da escola, seus fundamentos serão explicitados.

II. Toma posição na luta de classes aliando-se aos interesses dos dominados e surge em decorrência de necessidades postas pela prática dos educadores nas condições atuais.

III. Considera que a educação escolar tem caráter específico e central na sociedade, o papel do professor é fundamental no ensino, o currículo deve ser organizado com base nos conteúdos clássicos e a transmissão do conhecimento é basilar.

IV. Afirma que os homens não são essencialmente iguais; os homens são essencialmente diferentes, e nós temos que respeitar as diferenças entre os homens. Então há aqueles que têm mais capacidade e aqueles que têm menos capacidade; há aqueles que aprendem mais devagar; há aqueles que se interessam por isso e os que se interessam por aquilo.


Está correto o que se afirma em
Alternativas