A Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU) é uma condição grave qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2541344 Medicina
A Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU) é uma condição grave que geralmente se desenvolve após uma infecção gastrointestinal. Considere uma criança de 3 anos que apresenta sinais de anemia, trombocitopenia e insuficiência renal aguda, após um episódio de diarreia sanguinolenta.
Qual das seguintes infecções é mais comumente associada ao desenvolvimento da SHU em crianças? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Infecção por Escherichia coli O157.

A Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU) é uma condição grave e potencialmente fatal que afeta predominantemente crianças. Ela é caracterizada pela tríade de anemia hemolítica microangiopática, trombocitopenia e insuficiência renal aguda. Na maioria dos casos, a SHU se desenvolve após uma infecção gastrointestinal, frequentemente acompanhada de diarreia sanguinolenta.

Essa questão aborda conhecimentos sobre as infecções bacterianas que podem levar ao desenvolvimento da SHU, especificamente em crianças. Para resolvê-la, é fundamental que o aluno compreenda a etiologia mais comum da SHU em pediatria.

Justificativa da alternativa correta:

A Escherichia coli O157 é a causa mais comum de SHU em crianças. Este sorotipo produz uma toxina conhecida como toxina Shiga (ou verotoxina), que danifica o endotélio capilar, levando à formação de microtrombos e, consequentemente, à tríade clínica mencionada. A infecção por E. coli O157 é frequentemente associada ao consumo de alimentos contaminados, como carne mal cozida, e leva a episódios de diarreia sanguinolenta antes do desenvolvimento da SHU.

Análise das alternativas incorretas:

A - Infecção por Streptococcus pneumoniae: Embora possa causar diversas infecções graves em crianças, como pneumonia, meningite e septicemia, Streptococcus pneumoniae não está comumente associado ao desenvolvimento da SHU.

B - Infecção por Salmonella typhi: Esta bactéria é o agente causador da febre tifoide, uma infecção sistêmica caracterizada por febre alta, dor abdominal e rash cutâneo, entre outros sintomas. Embora Salmonella typhi possa causar complicações renais, não é uma causa comum de SHU.

D - Infecção por Clostridium difficile: Esta bactéria é mais conhecida por causar colite pseudomembranosa, associada ao uso de antibióticos. A infecção por Clostridium difficile normalmente se manifesta com diarreia aquosa, mas não está associada ao desenvolvimento de SHU.

E - Infecção por Shigella sonnei: Embora Shigella spp. também possa produzir a toxina Shiga e causar disenteria grave, Shigella sonnei é menos frequentemente associada à SHU em comparação à Escherichia coli O157.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU) é frequentemente associada a infecções bacterianas, particularmente aquelas que produzem toxinas que danificam os vasos sanguíneos e os rins. Entre as alternativas apresentadas, a infecção por Escherichia coli O157 (alternativa C) é a mais comumente ligada ao desenvolvimento da SHU, especialmente em crianças. Essa cepa de E. coli produz uma toxina chamada Shiga, que pode causar sérios danos vasculares, levando aos sintomas clássicos da SHU: anemia hemolítica, trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas) e insuficiência renal aguda. A infecção costuma ocorrer após a ingestão de alimentos contaminados, como carne mal cozida ou produtos lácteos não pasteurizados, e frequentemente se manifesta com diarreia sanguinolenta, exatamente como descrito no caso da criança de 3 anos da questão. As outras infecções listadas (Streptococcus pneumoniae, Salmonella typhi, Clostridium difficile e Shigella sonnei) podem causar várias doenças, mas não estão tipicamente associadas à SHU.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo