Venezuela está “totalmente preparada” para retomar relações ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2300838 Conhecimentos Gerais
Venezuela está “totalmente preparada” para retomar relações com os EUA

Nicolás Maduro, em celebração do 18º aniversário da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba) em Havana, disse, em entrevista, que a Venezuela está pronta para normalizar as relações com os Estados Unidos. A declaração ocorre em meio ao cenário de crise energética decorrente da invasão russa da Ucrânia, que impulsionou a demanda por novas fontes de abastecimento como alternativa à dependência europeia de Moscou.
(Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/mundo/venezuela-esta-totalmente-preparada-para-retomar-relacoes-com-os-eua-diz-maduro/. Adaptado.)

O governo de Maduro rompeu relações com Washington, quando a então administração de Donald Trump: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Em 2019, o governo de Donald Trump reconheceu o líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, como "presidente interino" da Venezuela. Trump também decretou várias sanções ao país, incluindo um embargo ao petróleo produzido pelos venezuelanos.

Essas ações provocaram a ruptura das relações diplomáticas entre a Venezuela e os Estados Unidos. Maduro denunciou as sanções como uma intervenção externa na política interna da Venezuela e acusou Guaidó de ser um fantoche dos Estados Unidos.

A declaração de Maduro, em 2023, de que a Venezuela está pronta para normalizar as relações com os Estados Unidos, ocorre em um contexto de mudança na política externa dos Estados Unidos. O governo de Joe Biden tem buscado retomar o diálogo com a Venezuela, em meio à crise energética decorrente da invasão russa da Ucrânia.

Resposta: D

Gabarito do Professor: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Reconheceu o líder da oposição, Juan Guaidó, como “presidente interino” da Venezuela, decretando várias sanções ao país, incluindo um embargo ao petróleo produzido pelos venezuelanos. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo