Um casal procura uma unidade de saúde para receber orientaçõ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa D.
A hanseníase, anteriormente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae. Ela é transmitida principalmente através do contato próximo e prolongado com uma pessoa infectada que ainda não iniciou o tratamento. O bacilo é eliminado para o meio ambiente através de secreções respiratórias, como gotículas de saliva, sendo as vias aéreas superiores o principal local de entrada e saída do microrganismo.
Vamos agora analisar as alternativas:
Alternativa A: A afirmação de que a hanseníase é transmitida por relações sexuais é errada. A hanseníase não é uma doença sexualmente transmissível (DST). O contato direto e prolongado com um portador não tratado é a principal forma de transmissão.
Alternativa B: Esta alternativa alega que é uma doença crônica não infecciosa e que, portanto, não requer preocupações com a transmissão. Isso é incorreto. Embora seja de fato uma doença crônica, a hanseníase é infecciosa antes de ser tratada adequadamente.
Alternativa C: A hanseníase não é uma doença hereditária, e essa ideia está completamente equivocada. Ela não é transmitida geneticamente, e todos os gêneros podem ser igualmente afetados, embora fatores sociais e ambientais possam influenciar a prevalência.
Alternativa D: Corretamente descreve que a transmissão ocorre através de uma pessoa doente, sem tratamento, que libera o bacilo para o meio externo, infectando outras pessoas suscetíveis. Uma vez iniciado o tratamento, a transmissão é rapidamente interrompida.
Alternativa E: Cães e gatos não são portadores ou transmissores da hanseníase. Esta afirmação é completamente falsa, uma vez que a hanseníase é específica de humanos, e a transmissão ocorre entre pessoas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente, sem tratamento, que elimina o bacilo para o meio exterior infectando outras pessoas suscetíveis.
Diagnóstico: clínico e epidemiológico, realizado por meio da anamnese, exame geral e dermatoneurólogico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos, com alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas.
Deve-se utilizar a classificação operacional do caso de Hanseníase, visando definir o tratamento poliquimioterápico (PQT) que se baseia no número de lesões cutâneas de acordo com os seguintes critérios:
Paucibacilar (PB) – casos com até 5 lesões de pele.
Multibacilar (MB) – casos com mais de 5 lesões de pele.
Educação em saúde
A comunicação e educação em saúde é um dos componentes estruturantes do Programa Nacional de Controle da Hanseníase, compreendendo três eixos: ações de comunicação em saúde, educação permanente e mobilização social. Essas ações devem ser conduzidas sempre consonância com as políticas vigentes, visando, prioritariamente: incentivar a demanda espontânea de doentes e contatos nos serviços de saúde para exame dermatoneurológico; eliminar falsos conceitos relativos à hanseníase; informar quanto aos sinais e sintomas da doença, importância do tratamento oportuno; adoção de medidas de prevenção de incapacidades; estimular a regularidade do tratamento do doente e a realização do exame de contatos; informar os locais de tratamento; além de orientar o paciente quanto às medidas de autocuidado.
http://www.enfermeiroaprendiz.com.br/hanseniase-o-que-o-profissional-de-enfermagem-precisa-saber/
CREIA EM DEUS, ELE FARÁ O MELHOR POR VOÇÊ!!!
Gabarito: letra d
Guia para o Controle da Hanseníase (MS, 2002)
MODO DE TRANSMISSÃO
O homem é considerado a única fonte de infecção da hanseníase. O contágio dá-se através de uma pessoa doente, portadora do bacilo de Hansen, não tratada, que o elimina para o meio exterior, contagiando pessoas susceptíveis. A principal via de eliminação do bacilo, pelo indivíduo doente de hanseníase, e a mais provável porta de entrada no organismo passível de ser infectado são as vias aéreas superiores, o trato respiratório. No entanto, para que a transmissão do bacilo ocorra, é necessário um contato direto com a pessoa doente não tratada.
Guia para o controle da hanseníase I Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde. - 1". edição Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo