Sem prejuízo para o sentido e para a correção gramatical do ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q170146 Português
Imagem 003.jpg
Imagem 004.jpg

Com relação à compreensão e à interpretação do texto acima bem
como a aspectos morfossintáticos, julgue os próximos itens.

Sem prejuízo para o sentido e para a correção gramatical do texto, a oração “que fazem todo o sentido na comunicação entre especialistas” (L.8-9) poderia ocupar, desde que precedida de vírgula, a posição após a expressão “termos técnicos” (L.6-7).
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Discordo do gabarito.

De acordo com a banca, ficaria certo adicionar a oração  precedida de vírgula, resultando no seguinte:

"...é necessário preservar termos técnicos, que fazem todo sentido na comunicação entre especialistas não só do Direito..."

Na minha opinião, deveria vir entre vírgulas para estar correto, por ser uma oração explicativa. Além disso, da maneira que ficou a oração, o trecho "não só do Direito" ficou complementando "especilaistas" sendo que no texto original, ele complementava "termos técnicos".

O que acham?

Bons estudos

Samuel,

No meu entendimento “que fazem todo o sentido na comunicação entre especialistas” não explica “termos técnicos”. Complementa.

não seria isso?

@SagaFederal
Acertei a questão (considerei certa), mas ela envolve um certo nível de subjetividade. 

período original:

[...] é necessário preservar termos técnicos não só do Direito, mas de outras áreas do conhecimento que fazem todo o sentido na comunicação entre especialistas.

Período após mudança:

é necessário preservar termos técnicos, que fazem todo o sentido na comunicação entre especialistas não só do Direito, mas de outras áreas do conhecimento.

O trecho transferido se encaixa perfeitamente na nova frase:
- Os termos técnicos fazem sentido na comunicação entre especialistas, em ambos os casos. 

A Dúvida: Há realmente um aspecto que motiva a dúvida: Na sentença original, o os termos técnicos são do Direito e das outras áreas do conhecimento. No segundo caso, os especialistas é que são das áreas do Direito e de outras áreas.

Infelizmente para o CESPE, nem tudo é preto no branco, e você se vê na necessidade de "advinhar" o que o examinador considera como alteração de sentido ou extrapolação da interpretação. Neste caso, considrei que mesmo com a diferença de sentido verificada, em uma análise mais ampla você pode considerar que nos dois casos, tanto os termos técnicos como os especialistas pertencem à área do Direito e outras áreas do conhecimento.
Acredito que a questão esteja correta, apesar da dificuldade em identificar se a banca consideraria como erro a mudança no sentido.

Mas, basta pensarmos da seguinte maneira:
  • A banca fala em manter o sentido e a correção gramatical do texto
Se for analisar bem, verá que, apesar da mudança de referência entre os complementos, o sentido e a correção do texto estão preservadas.

Agora, se a banca pedisse para analisar mudança de sentido ou correção quanto ao trecho destacado na assertiva, ai sim poderiamos dizer que ocorreria um erro em relação aos sentidos do trecho, apenas.

Obrigado pela atenção, Boa sorte a todos!
Boa Gilberto!

Analisando como você colocou, consigo enxergar como correto.

Obrigado.

Bons estudos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo