Um dos exames mais frequentemente realizados é o hemograma ...
Um dos exames mais frequentemente realizados é o hemograma completo.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar detalhadamente a questão sobre o hemograma completo, um dos exames laboratoriais mais realizados na prática clínica.
Alternativa correta: C - O Volume Corpuscular Médio (VCM) é um índice eritrocitário útil para a classificação das anemias em normocíticas, microcíticas ou macrocíticas.
O Volume Corpuscular Médio (VCM) é um parâmetro importante no hemograma que ajuda a classificar as anemias com base no tamanho médio das hemácias. Quando uma anemia é classificada como:
- Microcítica: Hemácias menores que o normal.
- Normocítica: Hemácias de tamanho normal.
- Macrocítica: Hemácias maiores que o normal.
Portanto, a alternativa C está correta ao afirmar a utilidade desse índice.
Análise das alternativas incorretas:
A - "Agregados de plaquetas podem resultar em uma contagem falsamente baixa de leucócitos." Essa afirmação está incorreta. Agregados de plaquetas típicos podem afetar a contagem de plaquetas, mas não de leucócitos.
B - "A eosinofilia é característica nos processos parasitários e/ou virais, enquanto a linfocitose é característica nos processos alérgicos." Isso está incorreto. A eosinofilia está associada a reações alérgicas e parasitárias, enquanto a linfocitose está mais relacionada a infecções virais.
D - "Hemoglobina é a razão do volume da massa eritroide sobre o volume do sangue total. Elevações falsas podem ocorrer na hiperlipemia." Esta descrição não está correta. A hemoglobina é uma proteína nas hemácias responsável pelo transporte de oxigênio; o erro está na definição e não diretamente relacionado a hiperlipemia.
E - "São muito frequentes as contagens de plaquetas equivocadamente altas, devido à coagulação parcial da amostra, à agregação ou ao satelitismo plaquetário." Na verdade, essas condições geralmente resultam em contagens falsamente baixas de plaquetas, não altas.
Compreender como interpretar um hemograma é essencial para qualquer farmacêutico que trabalha com análises clínicas, pois esses exames são fundamentais no diagnóstico e monitoramento de várias condições de saúde.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo