Acerca da temática de vibrações e dinâmica das máquinas, jul...
O balanceamento de rotores é uma técnica necessária para a redução de tensões e vibrações, sendo realizado por máquina balanceadora ou por balanceamento de campo. Dessa forma, considerando os dois tipos de balanceamento citados, é possível quantificar de modo satisfatório o desbalanceamento residual.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As pe¸cas rotativas devem ser projetadas equilibradas, de modo que o balanceamento pr´atico ´e realizado por meio de pequenas altera¸c˜oes da distribui¸c˜ao de massa do corpo. Al´em disso, o balanceamento ´e realizado at´e um certo n´ıvel, o qual depende do tipo de aplica¸c˜ao e da velocidade de rota¸c˜ao da pe¸ca. Com isso, podemos manter as vibra¸c˜oes e as solicita¸c˜oes dinˆamicas dentro de limites adequados ao funcionamento da máquina. Vale mencionar que n˜ao existe uma rela¸c˜ao direta entre o desbalanceamento residual e o n´ıvel de vibra¸c˜ao da m´aquina, o qual depende de muitos fatores como, por exemplo, a massa da carca¸ca e da funda¸c˜ao, a rigidez dos mancais e da funda¸c˜ao, a ocorrˆencia de ressonˆancias, etc. De qualquer maneira, existem n´ıveis admiss´ıveis de desbalanceamento residual, compat´ıveis com a boa pr´atica de projeto de m´aquinas.
O balanceamento não é uma técnica necessária para a redução de tensões e vibrações.
Isso pode ser feito de diversas formas, entre elas, a alteração:
1) da rigidez da fundação
2) velocidade de funcionamento do equipamento (diferente da velocidade crítica)
3) do coeficiente de amortecimento do sistema
O erro é que no balanceamento de campo não é possível quantificar o desbalanceamento residual.
Fonte: http://files.engematico.webnode.com/200000017-7fc6780c07/Fundamentos%20de%20%20Vibracao.pdf
página 116, segundo parágrafo.
Errado
É praticamente impossível fazer com que um rotor opere sem algum tipo de desbalanceamento. Para conseguir tal fato, muito tempo e dinheiro seriam gastos. Sendo assim, todas as máquinas rotativas operam com o chamado, "desbalanceamento residual permissível‟.
Os limites máximos permissíveis de desbalanceamento residual são padronizados segundo a norma “DIN ISO 1940/1: Balance Quality Requirements of Rotating Rigid Bodies”. Esta norma estabelece graus aceitáveis de qualidade de balanceamento (G) para vários tipos de rotores rígidos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo