Leia o texto abaixo e responda à questão UM HOMEM TEM 1,54m ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2007 Banca: FEC Órgão: Prefeitura de Guajará-Mirim - RO
Q1234317 Português
Leia o texto abaixo e responda à questão
UM HOMEM TEM 1,54m DE ALTURA
       Um homem, imbuído de alto espírito de solidariedade animal, deu liberdade a um passarinho, o qual (segundo se apurou posteriormente) era um gênio encantado que, por elementar dever de gratidão entre os gênios, concedeu-lhe três pedidos. O primeiro seria de atendimento imediato e os dois restantes a vencer nos prazos de 30 e 60 dias garantidos por duas promissórias.  

       O homem (que tinha 1,54 m de altura), muito alegre e alvoroçado, pediu para crescer. 

       O gênio atendeu o pedido, conforme fora combinado, e partiu. E o homem de 1,54 m ficou com 1,60 m e logo com 1,76 m e dormiu com 1,80 m, radiante como nunca estivera antes, pois sempre fora arredio, esmagado por complexos de baixa estatura. Quando acordou tinha 2,30 m. Almoçou com 2,50 m, com muito apetite, e jantou com 3 m. Em breve cresceu até o segundo andar e logo até o quinto. Depois passou os telhados. Trinta dias depois tinha 53 metros, segundo topógrafo consultado, e estava muito apreensivo apesar de livre dos seus complexos. Venceu, então, a primeira promissória e o gênio voltou rigorosamente no prazo, como convém aos gênios.  

       - Quero diminuir. Quero diminuir. Pediu o gigante contrafeito por estar de tanga e com muito frio.  

       Quinze dias depois o homem chegara novamente, sentindo até um certo alívio, à sua altura de 1,54 m. Mas não parou aí. Logo depois tinha 1 metro e logo 50 centímetros.  

       Os complexos voltaram, então, mais agravados. Com 30 cm veio o desespero que aumentou quando estava com 15 cm, virou pânico no 55º dia quando acordou com 8 cm.  

       A família do homem (gigantes de 1,54 m) cercou-o de todas as garantias para que o seu desaparecimento ótico gradativo não o condenasse a um desaparecimento físico, pisado desastradamente por um inseto caseiro ou mordido por um micróbio. Quando o gênio chegou, no dia marcado, como sempre, aliás, encontrou o homem de 1 mm muito desanimado, protegido por uma campânula de vidro, dessas de proteger doce.  

       - Quero que você entre novamente na gaiola, berrou o homem com voz débil. Vamos começar tudo sem muita malícia.  
(VASCONCELLOS, Marcos de. In Trinta contos redondos. Rio de janeiro: J. Alves Editor, 1963.)

Para fazer o terceiro pedido, o homem teve de berrar, porque:
Alternativas