Acerca de metodologias de projeto, de dimensionamento e func...
Em um trem de engrenagens cilíndricas de dentes retos, o valor do trem é o fator que especifica a relação entre a velocidade da primeira e da última engrenagem. Esse valor é calculado pela razão entre o produto do número de dentes das engrenagens movidas, pelo produto do número de dentes das engrenagens motoras.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Em um trem de engrenagens cilíndricas de dentes retos, o valor do trem é o fator que especifica a relação entre a velocidade da primeira e da última engrenagem. Esse valor é calculado pela razão entre o produto do número de dentes das engrenagens MOTORAS, pelo produto do número de dentes das engrenagens MOVIDAS.
a relação de transmissão é sempre maior que 1.
como a questão não especifica que se trata de um amplificador de rotações, a relação de transmissão de um redutor deve ser o nº de dentes da engrenagem MOVIDA (maior) pela MOTORA (menor) sim.
Discordo do gabarito, quando se fala do número de dentes da engrenagem, a relação de transmissão será sempre a razão entre a movida e a motora.
Acredito que o erro dessa questão está nele não ter dito que a velocidade é a angular
Para tirar a dúvida era só pensar numa motor com uma engrenagem de 10 dentes acoplada em uma engrenagem de 30 dentes. Neste caso o torque na engrenagem maior será 3 vezes maior e sua velocidade será 3 vezes menor.
Relação de velocidades = Z motoras / Z movidas = 1/3 (A velocidade na engrenagem maior será 3x menor)
Relação de torques = Z movidas / Z motoras = 30 / 10 = 3 (O torque na engrenagem maior será 3x maior)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo