A analogia entre a gramática e o mercado, feita pelo autor a...
Ciência e mercado
A ciência moderna e a economia de mercado figuram, sem o menor favor, entre as mais notáveis e fecundas realizações humanas. A civilização europeia oriunda do Renascimento é inconcebível sem elas; a Revolução Científica do século XVII e a Revolução Industrial do século XVIII foram apenas o prelúdio singelo do que viria em seguida - a revolução permanente dos últimos três séculos.
Ciência e mercado são apostas na liberdade: liberdade balizada por padrões impessoais de argumentação e validação de teorias, no primeiro caso; e por regras que fixam os marcos dentro dos quais a busca do ganho econômico por parte das pessoas é livre, no segundo. Por mais brilhantes, entretanto, que sejam suas inegáveis conquistas, é preciso ter uma visão clara do que podemos esperar que façam ou não por nós: assim como a ciência jamais aplacará a nossa fome de sentido, o mercado nada nos diz sobre a ética - como usar a nossa liberdade e o que fazer de nossas vidas. O mercado não decide, em nome dos que nele atuam, os resultados finais das operações; isso dependerá sobretudo dos valores e das escolhas das pessoas. Assim como, na linguagem comum, a gramática não determina o valor das mensagens, mas apenas as regras das interações verbais, também o mercado não estabelece de antemão o que será feito e escolhido pelos que dele participam, mas apenas as normas dentro das quais isso será feito.
(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 51-52)
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra d) as regras de funcionamento estabelecidas nessas duas instâncias não predeterminam por si mesmas a significação daquilo que produzem .. isso por que ( conforme está escrito no texto):
"...os resultados finais das operações dependerá, sobretudo, dos valores e das escolhas das pessoas..."
Gabarito: d
A economia de mercado estabeleceu balizas p/ se realizarem negociações. A ciência estabeleceu balizas p/ se realizar pesquisas.
Contudo, o resultado sempre dependerá da finalidade da ação humana. Um exemplo é o caso da AVIAÇÃO. O homem desenvolveu aviões. Os aviões podem ser usados p/ o transporte de pessoas, melhorando enormemente nossa qualidade de vida. Porém, também podem ser usados como máquina de guerra, causando centenas de mortes.
A FCC tem selecionado vários textos p/ constranger intelectualmente os "adoradores do livre mercado" como se isso fosse a salvação da humanidade. Tudo depende da intenção dos operadores. Socialismo, com péssimas intenções, gera genocídio. Capitalismo, com péssimas intenções, gera genocídio.
Vida à cultura democrática, Monge
Não consigo perceber o erro da C... :(
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo