Para bem compreender o ditado chinês referido no texto, deve...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q950329 Português

                          Gatos, cães e gêneros literários


      Ao contrário dos cães, gatos não fazem festa nem estardalhaço, não são excessivamente carentes de afeto, podem dormir e sonhar por um século e esquecer o mundo ao redor. Não por acaso, um ditado chinês diz: “O cachorro é um romance, e o gato, um poema".

      Nesse sábio ditado oriental reside uma delicada definição de gêneros literários. Pense no cotidiano de um cão: as peripécias, o corre-corre, os momentos de exaltação e melancolia, ganidos de dor, saltos estabanados, ataques de raiva... Agora imagine o discreto cotidiano de um gato: a pose hierática, a atitude ensimesmada, o salto sem ruído, a expressão misteriosa do olhar, a repetição dos gestos, o olhar em transe, fitando as asas de um inofensivo beija-flor... O gato encarna uma subjetividade lírica que reitera o ditado chinês.

(Adaptado de: HATOUM, Milton. Um solitário à espreita. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 209)

Para bem compreender o ditado chinês referido no texto, deve-se associar ao
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: C 

gato o aprofundamento característico de palavras que tanto nascem da interioridade do sujeito como se mostram aptas à ação súbita.

"O gato encarna uma subjetividade lírica que reitera o ditado chinês."

Dificílima, até porque não vi nada relacionado à ação súbita colocada na alternativa dada como gabarito. É a C pq a FCC quis assim

GAB: C


gato o aprofundamento característico de palavras que tanto nascem da interioridade do sujeito como se mostram aptas à ação súbita.


Trecho: Agora imagine o discreto cotidiano de um gato: a pose hierática, a atitude ensimesmada, o salto sem ruído, a expressão misteriosa do olhar, a repetição dos gestos, o olhar em transe, fitando as asas de um inofensivo beija-flor...


interioridade do sujeito: a expressão misteriosa do olhar, o olhar em transe fitando o beija-flor (expressão poética do animal como se o admirasse).

ação súbita: salto sem ruído - condição do gato de poder saltar repentinamente.

BANCA DO MAL ESSA FCC

Questão sem pé nem cabeça !

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo