Está correto o emprego do segmento sublinhado na seguinte fr...
Gatos, cães e gêneros literários
Ao contrário dos cães, gatos não fazem festa nem estardalhaço, não são excessivamente carentes de afeto, podem dormir e sonhar por um século e esquecer o mundo ao redor. Não por acaso, um ditado chinês diz: “O cachorro é um romance, e o gato, um poema".
Nesse sábio ditado oriental reside uma delicada definição de gêneros literários. Pense no cotidiano de um cão: as peripécias, o corre-corre, os momentos de exaltação e melancolia, ganidos de dor, saltos estabanados, ataques de raiva... Agora imagine o discreto cotidiano de um gato: a pose hierática, a atitude ensimesmada, o salto sem ruído, a expressão misteriosa do olhar, a repetição dos gestos, o olhar em transe, fitando as asas de um inofensivo beija-flor... O gato encarna uma subjetividade lírica que reitera o ditado chinês.
(Adaptado de: HATOUM, Milton. Um solitário à espreita. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 209)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (42)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
não entendi o erro na alternativa B, se alguém souber
acometidos é adjetivo
A soberania íntima dos gatos contrapõe-se Àquela insegurança típica dos cães .
GAB E
Erro da alternativa B: Acometer é um verbo que pode assumir vários significados, mas via de regra, é transitivo direto. No caso do exercício, ele assume o seguinte significado: "acometer vtd (sentido figurado) Manifestar-se repentinamente ou com intensidade (estado ou processo) em. Exemplo: Disseram-me que uma doença fatal acometeu a pobre mulher." (Dicionário Michaelis). Isto é, a carência dos cachorros é algo que se manifesta em seu estado psíquico/emocional de forma repentina ou intensa, logo, ela OS acomete.
O erro da alternativa B é que os cachorros são acometidos por carências.
"No entanto, assinale-se que «ser acometido» é a voz passiva de acometer, na acepção de «apoderar-se, atacar, dominar», pelo que é de admitir a preposição por a marcar o agente da passiva, que refere condição física ou psicológica («Acometeu-a uma doença fatal» = «foi acometida de/por uma doença fatal»"
.
Fonte da citação: ciberduvidas.iscte-iul.pt
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo