A esfera pública política burguesa é um construto teórico d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q313685 Comunicação Social
A respeito de comunicação pública, julgue os itens subsequentes.
A esfera pública política burguesa é um construto teórico difícil de ser estabelecido na prática, mas de grande valor normativo.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - certo

Tema Central: A questão discute o conceito de esfera pública política burguesa, um conceito teórico fundamental na comunicação pública. É importante compreender que essa esfera se refere a um espaço de discussão e deliberação onde os cidadãos podem debater questões de interesse comum. Este conceito é originário das ideias de Jürgen Habermas, um renomado filósofo e sociólogo alemão.

Justificativa da Alternativa Correta: A afirmativa está correta porque a esfera pública política burguesa realmente é vista como um construto teórico. Isso significa que é uma ideia ou modelo criado para entender como a comunicação pública pode e deve funcionar dentro de uma sociedade democrática. Habermas descreve a esfera pública como de grande valor normativo, pois estabelece normas e ideais para a prática da comunicação, mesmo que seja um desafio implementá-la plenamente na prática.

Esse conceito é difícil de aplicar totalmente no mundo real devido a limitações práticas, como desigualdades sociais e acesso desigual à informação, mas é inestimável para orientar esforços no sentido de transparência e participação cidadã.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"A esfera pública burguesa torna-se o princípio organizador dos
Estados de Direito burgueses. Parafraseando Habermas (1984), a
esfera pública burguesa pode ser entendida como o conjunto de
pessoas privadas que reivindicam diante da autoridade estatal as
leis do intercâmbio de mercadorias e do trabalho social."

"Desse modo, a idéia burguesa de uma esfera pública acessível
a todos não se concretiza: há uma generalização na de?nição de
público que ultrapassa as desigualdades históricas. A proposta de
um equilíbrio entre todos os homens não supera as barreiras da
VALHA-ME NOSSA SENHORA, QUE ISSO?
Colegas, peço desculpas pelo desabafo, mas acho um absurdo que uma questão desse tipo seja cobrada no formato Cespe, em que temos dizer se é certo ou errado e - pior - em que uma marcação errada anula uma certa. Nenhuma - repito, NENHUMA - questão, sobre qualquer assunto que seja, que tenha em seu texto comandos como "difícil de ser estabelecido" "grande valor normativo" é pacífica sobre ser certa ou não. O que é ser difícil? O que é grande? Se existe grande valor normativo, existe pequeno, existe inexistente, existe razoável... o que é grande pra um não é pra outro, o que é difícil de ser estabelecido pra um autor pode não ser para o outro. Essas afirmações doutrinárias são úteis e válidas pra um estudo mais aprofundado, pra desenvolvimento de uma reflexão, mas como objeto de questionamento seco assim - certo ou errado - definitivamente não se prestam. Mais uma vez, me desculpo pelo desabafo. Abraços a todos.
O colega marcelo pereira forneceu o verdadeiro gabarito sobre esta questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo