No que se refere aos materiais comumente utilizados na const...
Entre os tipos de aços inoxidáveis, os austeníticos apresentam boa resistência à corrosão devido aos elevados teores de Cr, sendo passíveis de serem endurecidos por tratamento térmico.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
São endurecíveis por solubilização e envelhecimento: Martensíticos, austenístico e semiaustenístico.
SOMENTE O MARTENSÍTICO ENDURECÍVEL POR TRATAMENTO TERMICO
http://www.kloecknermetals.com.br/pdf/3.pdf
Os aços inoxidáveis austeteníticos elevam sua dureza quando trabalhados a frio devido à presença de austenita instável..
Aços e Ferros Fundidos - Vicente Chiaverini
Aço inoxidável Austenítico = Não é ferromagnético. Não endurecível termicamente devido ao Ni que estabiliza a austenita e não deixa se transformar em martensita. Estabilizadores da austenita = Ni, C, Mn, N. É bom para aplicações com criogenia, já que não apresenta transição-dúctil frágil (vide Callister).
Aço inoxidável Ferrítico = Ferromagnético. Não endurecível termicamente, devido ao baixo teor de carbono, que diminui a temperabilidade e aumenta a estampabilidade. É bom para aplicações em meios com cloretos (CCC) e resistir à corrosão sob tensão.
Aço inoxidável Duplex = Matriz austenítica-ferrítica. Bons para meios com cloretos (CCC).
Aço inoxidável Martensítico = Ferromagnético. Endurecível termicamente. Alta dureza e resistência mecânica, mas menor resistência à corrosão. Bons para aplicações em cutelaria, ferramentas de corte, utensílios cirúrgicos e palhetas de turbinas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo