Apesar de a prevenção ser a maneira mais econômica e eficaz ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: DEPEN Prova: CESPE - 2013 - DEPEN - Odontologia |
Q328424 Odontologia
Apesar de a prevenção ser a maneira mais econômica e eficaz de evitar o aparecimento e o desenvolvimento da cárie dentária, novas técnicas restauradoras vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de reabilitar a mastigação e a oclusão. A respeito desse tema, julgue os itens subsequentes.


O dimetilaminoetilmetacrilato (DMAEMA) é uma amina ativadora presente na formulação de resinas compostas fotoativáveis.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - certo

A questão aborda um tema central na cariologia e odontologia restauradora: o uso de novas técnicas e materiais para a reabilitação de dentes afetados por cáries. O conhecimento necessário para resolver a questão inclui a compreensão dos componentes químicos utilizados nas resinas compostas, especificamente as resinas fotoativáveis.

Explicando a Alternativa Correta:

O dimetilaminoetilmetacrilato (DMAEMA) é de fato uma amina ativadora presente na formulação de resinas compostas que são ativadas por luz. Essas resinas são amplamente utilizadas em procedimentos restauradores devido à sua capacidade de endurecerem sob a ação de uma fonte de luz específica (normalmente, luz azul).

O DMAEMA atua como um agente de co-iniciação que facilita a polimerização da resina quando exposta à luz, permitindo assim que ela se transforme de um estado mole para rígido, o que é crucial para restaurar a funcionalidade e a estética dental.

Por isso, a afirmação é certa, pois descreve corretamente o papel do DMAEMA nas resinas compostas.

Justificativa para Alternativas Incorretas:

Como a questão é do tipo certo ou errado e o gabarito indica "C - certo", não há outras alternativas a serem discutidas neste caso. O foco do aluno deve estar em compreender o papel do DMAEMA e sua importância no contexto das resinas compostas fotoativáveis.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As características de cura de um compósito são também dependentes do tipo e quantidade de fotoiniciadores presentes. A canforoquinona é o agente fotossensibilizante utilizado na maioria das marcas comerciais disponíveis no mercado, estando presente em concentrações entre 0,17 e 1,03% p/p da fase resinosa (TAIRA et al., 1988). No entanto, o tipo de amina pode variar com maior facilidade. Dentre as aminas utilizadas, as mais comuns são a N,N-dimetil-p-toluidina (DMPT), o ácido benzóico 4- (dimetilamino) éster etil (DMABEE), ambas aminas terciárias aromáticas, e a 2-(N,Ndimetilamino) etil metacrilato (DMAEMA), uma amina terciária alifática. Embora alguns estudos mostrem que as aminas terciárias aromáticas possibilitam uma produção maior de radicais livres, todas têm sido utilizadas com grande sucesso nos compósitos odontológicos (MICHELSEN et al., 2003). 

Informações adicionais:

SISTEMA INICIADOR/ATIVADOR:

- As resinas se polimerizam por reação de adição, que é iniciada pela formação de radicais livres.

- Radicais livres são gerados por estímulo de agente químico ou físico (calor ou luz visível), o que permite classificar as resinas compostas em quimicamente ativadas (RCQA), fotoativadas e duais.

  • Peróxido de Benzoíla: iniciador das RCQA – ao entrar em contato com amina terciária, gera radicais livres que ativam a reação de adição.
  • Dicetona/Canforoquinona (CQ) e Amina alifática: sistema fotoiniciador das resinas fotoativadas – na presença de luz com comprimento de onda variando entre 400 e 500 nm (espectro azul), a CQ passa a um estado excitatório e transfere seus elétrons a amina alifática, resultando na formação de radicais livres.
  • Fenil propadiona (PPD): outro fotoiniciador, porém menos empregado.

OBS.: Estágio excitatório máximo da Canforoquinona (pode gerar mais radicais livres) é atingido no comprimento de onda de 468 nm.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo