A fotografia é uma fonte histórica que demanda por parte do ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1392562 História
A fotografia é uma fonte histórica que demanda por parte do historiador um novo tipo de crítica. [...] Parafraseando Jacques Le Goff, há de se considerar a fotografia simultaneamente como imagem/documento e como imagem/monumento. (MAUAD, Ana Maria. Na mira do olhar: um exercício de análise da fotografia nas revistas ilustradas cariocas, na primeira metade do século XX, 2005.)

A interpretação CORRETA das duas formas de compreensão da fotografia acima expressa é a que compreende:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A fotografia, enquanto fonte histórica, apresenta-se de maneira dupla na análise historiográfica. Primeiramente, devemos entender a fotografia como uma marca de uma materialidade passada, onde objetos, pessoas e lugares nos fornecem informações valiosas sobre determinados aspectos daquele tempo. Neste sentido, ela atua como um documento, pois carrega significados e evidências do passado.

Em segundo lugar, a fotografia também deve ser considerada como um símbolo estabelecido pela sociedade que desejava perenizar certas imagens para as gerações futuras. Assim, a fotografia é também um monumento, representando ideias, valores e intenções daqueles que a produziram.

Portanto, a interpretação correta é a que compreende a fotografia tanto como um registro preciso de um tempo que não existe mais (imagem/documento), quanto como um artefato cultural carregado de intenções e significados atribuídos pela sociedade em determinada época (imagem/monumento).

Essa abordagem foi expressa pela alternativa B, que corretamente identifica a dualidade da fotografia no âmbito da análise histórica, valorizando seu papel tanto na documentação quanto na representação simbólica do passado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo