Acerca dos tratamentos térmicos e termoquímicos em aços, jul...
O tratamento de cementação somente deve ser realizado em peças de aço-carbono com teor de carbono acima de 0,6%.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O teor de carbono deve ser igual ou superior à 0,4%
Aços com teor de carbono até 0,2%.
--> ERRADO
--> Normalmente, os materiais que são carbonizados são de baixo carbono e de ligas de aços com teor de carbono inicial variando de 0,2 para 0,3%. A superfície da peça de trabalho deve ser livre de contaminantes, tais como óxidos de óleo, soluções alcalinas, que impedem ou dificultam a difusão de carbono na superfície da peça.
Cementação consiste no enriquecimento superficial de carbono de peças de aço de baixo carbono. A temperatura de aquecimento é superior á temperatura crítica e as peças devem ser envolvidas por meio carbonetante que pode ser sólido (carvão), gasoso (atmosfera CO) ou líquido (banhos de sal á base de cianetos). A peça cementada deve ser posteriormente temperada;
Errado.
O tratamento de cementação não se limita a peças de aço-carbono com teor de carbono acima de 0,6%. Na verdade, ele é mais indicado para aços com baixo teor de carbono, tipicamente entre 0,10% e 0,30%.
A cementação visa enriquecer a superfície da peça com carbono, criando uma camada mais dura e resistente ao desgaste. Aços com baixo teor de carbono possuem menor capacidade de reter carbono, o que torna a cementação mais eficaz na criação da camada desejada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo