Como em nosso pais a Republica é uma mentira, as eleições um...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1392566 História
Como em nosso pais a Republica é uma mentira, as eleições uma utopia, a justiça uma quimera e a Constituição uma ponta de charuto que se fuma até queimar os lábios, depois de amanhã um silêncio misterioso envolverá todas as secções eleitorais porque o cidadão de brio e independente no nosso meio, evitando na sua laboriosa atividade papel de comediante, não se dá ao trabalho de procurar na gaveta ou no baú seu papelucho ridículo a que dão o nome do título e se dirigir à secção para votar num candidato a quem os caudilhos já elegeram, reconheceram e vão empossar. E desse sepulcro das eleições veremos sair eleitos verdadeiros representantes da fraude e da mentira [...] (Jornal A Lucta, 1902.)

A partir da leitura do excerto publicado no jornal cearense e de seus conhecimentos, é CORRETO afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Alternativa A - A Primeira República (1889-1930) foi marcada por uma prática política que tornava as eleições um mero formalismo. Essa sistemática eleitoral era caracterizada pela fraude e pelo controle dos resultados pelos oligarcas que dominavam o cenário político da época. A farsa eleitoral era generalizada e, por isso, os escrutínios realizados durante esse período são vistos historicamente como pouco representativos da vontade popular.

As eleições, frequentemente manipuladas pelos chamados "coronéis" - grandes proprietários de terras e influenciadores políticos locais -, garantiam a manutenção do poder nas mãos de poucos, evidenciando a ausência de uma verdadeira democracia. O voto de cabresto, o clientelismo e outras práticas antidemocráticas eram comuns, comprometendo a legitimidade do processo eleitoral.

O excerto do jornal A Lucta, de 1902, expressa uma crítica contundente a esse sistema, ressaltando a desilusão de cidadãos íntegros e independentes com a farsa representada pela atuação política. É importante observar que, apesar de reformas eleitorais como a Lei Rosa e Silva terem sido implementadas com o intuito de corrigir tais distorções, as mudanças não foram suficientes para erradicar completamente as práticas fraudulentas.

Portanto, a afirmativa correta é aquela que reconhece o caráter formalista das eleições na Primeira República, o que evidencia a perpetuação de um sistema político distante dos princípios democráticos e representativos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

você pensou besteira né!?

Anais são, tradicionalmente, uma forma concisa de registro da história de um povo ou instituição, originalmente organizada ano a ano. O termo passou a designar, por derivação, qualquer publicação científica ou artística de frequência regular ou periódica, ou obra que registre memórias ou fatos pessoais.

GAB.A

A Primeira República (1889-1930) entrou para os anais da história brasileira como arauto da farsa eleitoral, que, generalizada, tornaria a manutenção de escrutínios regulares para todos os níveis de governo durante o regime, na prática, mero formalismo.

Época sempre lembrada pelo voto de cabresto...

vem PMPR!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo