Para que o anúncio “seja bem-sucedido entre os concorrentes,...
Para que o anúncio “seja bem-sucedido entre os concorrentes, o designer precisa muitas vezes evitar clichês visuais, interpretando o lugar-comum de maneira inesperada”. Rand desempenhou um papel fundamental na nova maneira de combinar palavras e imagens para a transmissão de uma ideia. Ele foi um pioneiro da Nova Publicidade, na qual o espectador tinha um papel ativo e não passivo; na qual a curiosidade despertada pelo anúncio necessitava da inteligência do espectador para completar o sentido.
HOLLIS, Design Gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
O texto refere-se a Paul Rand, designer americano considerado por muitos autores o responsável por modificar a maneira como as grandes corporações utilizavam suas identidades visuais. Dadas as afirmativas sobre Paul Rand, o período histórico em que atuou e suas inovações no ramo do design institucional,
I. O período conhecido como “Nova Publicidade” está associado aos anúncios desenvolvidos pelo governo americano durante a Segunda Guerra Mundial.
II. Antes da atuação de Rand, os tipos e imagens que compunham o anúncio publicitário apareciam isolados, não aparentando nenhuma interação visual.
III. Antes do aparecimento da “Nova Publicidade”, o design produzido nos Estados Unidos passou por um estágio em que surgiu a integração entre a palavra e imagem que consistiu no uso de textos mínimos.
IV. Rand, ao atuar junto a empresa IBM, desenvolvendo inclusive sua identidade visual, colaborou para o Guia da IBM, considerado um dos primeiros manuais de Identidade Visual.
verifica-se que está(ão) correta(s)