Timpanismo é uma doença metabólica de animais ruminantes, ta...
I. No timpanismo espumoso, a formação de espuma estável dificulta a liberação do gás produzido durante a fermentação ruminal e sua presença próximo à região da cárdia impede a abertura e o reflexo da eructação.
II. O timpanismo gasoso está associado com a produção excessiva de gás no rúmen, principalmente o CO2 e metano.
III. O timpanismo gasoso proveniente da falha na eructação por obstrução da cárdia e esôfago de origem extrarruminal é classificado como timpanismo do ceco.
IV. A doença tem sido associada, principalmente, com a ingestão de espécies de trevo (Trifolium) e alfafa (Medicago) que são pobres em fibra e têm alto teor de carboidratos solúveis e proteínas de elevada degradabilidade ruminal.
Quais estão INCORRETAS?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é B - Apenas III.
Vamos analisar cada uma das assertivas para entender por que a alternativa correta é essa e também por que as outras estão incorretas:
I. No timpanismo espumoso, a formação de espuma estável realmente dificulta a liberação dos gases, o que impede a eructação. Essa descrição está correta. O timpanismo espumoso ocorre quando a espuma impede a liberação dos gases, o que pode resultar da ingestão de leguminosas como alfafa e trevo, que estão associados a essa condição.
II. O timpanismo gasoso não está associado apenas à produção excessiva de gás, mas pode ser causado por uma falha no mecanismo de eructação por obstruções mecânicas, como no esôfago, ou problemas neurológicos. A afirmação está incorreta porque simplifica demais a etiologia do timpanismo gasoso.
III. O timpanismo gasoso proveniente de falha na eructação por obstrução da cárdia e esôfago de origem extrarruminal não é classificado como timpanismo do ceco. O timpanismo do ceco se refere a uma condição completamente diferente, que envolve a distensão do ceco e não do rúmen. Portanto, essa assertiva está incorreta.
IV. A doença tem sido associada principalmente com a ingestão de espécies de trevo e alfafa, que são conhecidas por serem pobres em fibra e ricas em carboidratos solúveis e proteínas de alta degradabilidade ruminal, o que realmente pode predispor ao desenvolvimento de timpanismo espumoso. Esta assertiva é, portanto, correta.
A única assertiva incorreta é a III, justificando a escolha pela alternativa B.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo