Até o século XVIII, o estado de Goiás era habitado por diver...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESPOSTA: A
Das diversas tribos que ja habitaram Goiás, atualmente existem apenas as Tapuias do Carretão, Carajá e a tribo Avá-Canoeiro.
Para ler mais: http://www.opopular.com.br/editorias/vida-urbana/em-goi%C3%A1s-apenas-4-dos-%C3%ADndios-vivem-nas-tribos-1.189054
Quando os bandeirantes chegaram a Goiás, já era habitado por diversos grupos indigenas. A maioria dos grupos que viviam em Goiás pertencia ao tronco linguístico Macro-Jê[ grupos Akuen, Kayapó, Timbira e karajá]. Atualmente predomina-se em Goiás os grupos de índios Karajá, Tapuia e Ava- Canoeiro.
Karajá-> moram em Aruanã e trabalham como guias e barpo barqueiros;
Tapuias--> grupo miscigenado de quilombolas com índios Xavante, vive na periferia de Rubiataba;
Avá-Canoeiro--. grupo composto por apenas 5 índios que vivem numa reserva em Minaçu.
Alternativa A
Quando da Chegada dos Bandeirantes a região, que hoje é denominada de Goiás, habitavam alguns povos indigenas. Porém com a chegada de Portugueses e alguns povos de outras regiões do Brasil foi extinguindo-se algumas etnias indigenas. Desta forma restando apenas os povos.
Karajá, Tapuia e Avá-Canoeiro.
KARAJÁ: Existem alguns integrantes na cidade de Aruãna Goiás, atuando como guia de Barqueiros e atividades de pesca na região.
TAPUIA: Grupo oriundo da miscigenação de povos Quilombolas e índios Xavantes, atualmente alguns integrantes residem na periferia da cidade de Rubiataba Goiás, situada no Vale do São Patricio.
AVÁ-CANOEIRO: grupo composto por cinco integrantes, que residem numa reserva na cidade de Minaçu, região norte de Goiás.
LETRA: A
"Três realidades da vida não foram criadas para os fracos: a perseverança, o amor verdadeiro e o perdão!"
BELOS COMENTÁRIOS .....
A maioria dos grupos que viviam em Goiás pertencia ao tronco linguístico Macro-Jê grupos Akuen, Kayapó, Timbira e karajá. Atualmente predomina-se em Goiás os grupos de índios Karajá, Tapuia e Ava- Canoeiro.
BOM GABARITO A
PMGO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo