O trecho "que buscam combater" (L.12) inicia uma oração subo...
Considerando o texto acima, julgue os itens subsequentes.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Orações Subordinadas Adjetivas são cobradas de forma recorrrente pelo CESPE.
Temos dois tipos de Orações Subordinadas Adjetivas:
Orações Subordinadas Adjetivas Restritiva: introduzidas pela palavra ''que'' (exercendo o papel de pronome relativo) e NÃO SÃO separadas por vírgula da oração principal. Sua supressão compromete o sentido do texo.
Orações Subordinadas Adjetivas Explicativa: introduzidas pela palavra ''que'' ( exercendo o papel de pronome relativo) e SÃO separadas por vírgula da oração principal. Sua supressão não compromete o sentido do texto.
Temos dois tipos de orações subordinadas adjetivas, restritiva e explicativa. Primeiramente, para sabermos se uma oraçãoe é realmente uma oração subordinada substantiva, temos que substituir o ´´que`` por ´´ as quais``. Se caso for possível, estaremos diante daquela oração, mas caso contrário, a substituição não for possivel, estaremos diante de uma conjunção integrante (não tem função sintática, serve apenas para ligar oração e pode ser substituída pela expressão ´´isso).
Logo, para sabermos se uma oração é sordinada adjetiva restritiva ou explicativa basta analisar se essa oração está separada ou não por vírgulas. Caso estiver será explicativa, caso contrário sera restritiva.
Os inúmeros programas buscam...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo