Acerca do tema arquivos correntes e intermediários, julgue o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2330302 Arquivologia

Acerca do tema arquivos correntes e intermediários, julgue o item.


Os documentos recolhidos aos arquivos intermediários não conservam a classificação que lhes foi dada nos arquivos correntes e os símbolos ou as notações que lhes foram atribuídos pelo arquivo intermediário não serão utilizados para a localização no momento de atender às consultas.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A movimentação dos documentos no ciclo vital dos documentos (arquivos correntes, intermediários e permanentes) acontece por meio de duas ações: transferência e recolhimento. A transferência se dá somente entre documentos movimentados do arquivo corrente para o arquivo intermediário e o recolhimento acontece quando os documentos são movimentados do arquivo corrente para o permanente e do arquivo intermediário para o permanente. Por esse motivo, a primeira afirmação da questão que diz que "os documentos recolhidos aos arquivos intermediários", está incorreta, pois nenhum documento pode ser recolhido ao arquivo intermediário, e sim transferido. 
Além disso, a movimentação dos documentos entre as fases do ciclo vital não implica o desuso de classificações adotadas nos arquivos correntes e nem mesmo os símbolos e notações dos arquivos intermediários. As ações aplicadas nos documentos permanecem após a movimentação e serão utilizadas como referências nas outras fases, inclusive para fomentar a localização dos documentos em prol do acesso. Nesse sentido, a questão está integralmente incorreta.

Gabarito do Professor: errada

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: ERRADO

Quando os documentos são recolhidos aos arquivos intermediários, geralmente mantêm a classificação que lhes foi dada nos arquivos correntes. Os símbolos ou notações utilizados para identificação e localização nos arquivos intermediários são frequentemente mantidos e podem ser utilizados para atender às consultas.

A transição de documentos entre os arquivos correntes e intermediários deve ser realizada de maneira organizada e seguindo critérios que permitam a rastreabilidade e a recuperação eficiente das informações quando necessário.

outra observação, foi dito "recolhimento", porém, arquivos que saem do Corrente ao Intermediário é chamado de "TRANSFERÊNCIA" e, não, "RECOLHIMENTO".

Transferência corresponde ao envio para o arquivo intermediário;

Recolhimento corresponde ao envio para o arquivo permanente.

Gabarito"Errado".

A movimentação dos documentos entre as fases do ciclo vital, seja por transferência ou recolhimento, não implica o desuso das classificações, símbolos e notações adotados nos estágios anteriores. Pelo contrário, essas informações são essenciais para a identificação e recuperação eficiente dos documentos ao longo do tempo.

Além disso, a observação sobre a transferência ser a ação apropriada entre os arquivos correntes e intermediários é crucial para uma compreensão precisa do ciclo vital dos documentos.

Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

Gabarito: Errado

Corrigindo:

Os documentos transferidos aos arquivos intermediários conservam a classificação que lhes foi dada nos arquivos correntes e os símbolos ou as notações que lhes foram atribuídos pelo arquivo intermediário serão utilizados para a localização no momento de atender às consultas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo