Grogan (2001) relacionou o serviço de referência com uma das...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2347178 Biblioteconomia
Grogan (2001) relacionou o serviço de referência com uma das cinco leis da biblioteconomia: “é fundamental à biblioteconomia o conceito de prestação de serviços que se coadune, cuidadosa e especificamente, com as necessidades do indivíduo. Esse serviço demonstra claramente em sua natureza a[...]”. Assinale a alternativa que apresenta qual das cinco leis é essa.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - segunda lei de Ranganathan

Vamos explorar o tema da questão, que se refere às cinco leis da biblioteconomia de S.R. Ranganathan, um conjunto de princípios fundamentais na gestão de bibliotecas e unidades de informação. A questão destaca o serviço de referência, que é um componente crucial dentro desse contexto.

As cinco leis de Ranganathan são:

  • Primeira Lei: Os livros são para uso.
  • Segunda Lei: A cada leitor o seu livro.
  • Terceira Lei: A cada livro o seu leitor.
  • Quarta Lei: Poupe o tempo do leitor.
  • Quinta Lei: A biblioteca é um organismo em crescimento.

Justificativa da Alternativa Correta:

A segunda lei de Ranganathan, "A cada leitor o seu livro", foca na importância de personalizar os serviços bibliotecários para atender às necessidades específicas de cada indivíduo. Isso está em linha com o conceito de prestação de serviços cuidadosa e individualizada, mencionado por Grogan (2001) em relação ao serviço de referência. O serviço de referência busca precisamente conectar cada usuário com a informação ou recurso adequado às suas necessidades.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

A - Primeira Lei: "Os livros são para uso." Esta lei enfatiza a circulação e o uso ativo dos recursos da biblioteca, mas não se concentra na personalização do serviço para cada usuário.

C - Terceira Lei: "A cada livro o seu leitor." Embora também envolva a correspondência entre livros e leitores, esta lei se concentra mais em garantir que todo recurso encontre seu público, em vez de focar nas necessidades específicas do indivíduo.

D - Quarta Lei: "Poupe o tempo do leitor." Esta lei refere-se à eficiência nos serviços da biblioteca, garantindo que o usuário encontre rapidamente o que necessita, mas não se relaciona diretamente com a personalização do serviço.

E - Quinta Lei: "A biblioteca é um organismo em crescimento." Esta lei fala sobre o desenvolvimento contínuo das bibliotecas, incluindo a expansão de suas coleções e serviços, sem foco específico no atendimento individualizado.

Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

5 leis da Biblioteconomia:

As cinco Leis de Ranganathan

-1 Os livros são para serem usados.

-2 A cada leitor o seu livro.

-3 Para cada livro o seu leitor.

-4 Poupe o tempo do leitor.-

-5 A biblioteca é um organismo em crescimento.

Esse serviço demonstra claramente. em sua natureza voltada para o indivíduo, a segunda , lei de Ranganathan: "Para cada leitor o seu livro." (GROGAN, 2001, p. 23).

Esse serviço demonstra claramente. em sua natureza voltada para o indivíduo, a segunda , lei de Ranganathan: "Para cada leitor o seu livro." (Grogan, 2001, p. 23).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo