Entre os anos 1918 e 1921 o Boletim bibliographico da BN foi...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra D, que indica o tamanho das fichas-padrão como 7,5 cm × 12,5 cm.
Para resolver questões como essa, é necessário ter conhecimento sobre a história da catalogação e as práticas adotadas em bibliotecas renomadas, como a Biblioteca Nacional do Brasil (BN). O período entre 1918 e 1921 foi marcante para a BN no que tange à adesão às normas internacionais de catalogação, especificamente as do Instituto Internacional de Bibliografia (IIB), precursor da atual Federação Internacional de Informação e Documentação (FID).
O IIB padronizou o uso de fichas para a catalogação, com o intuito de uniformizar e facilitar o intercâmbio de informações bibliográficas entre as bibliotecas. A padronização dessas fichas incluía suas dimensões, para que pudessem ser arquivadas e manuseadas de forma consistente.
A menção do Boletim bibliographico da BN é relevante porque evidencia a aplicação prática destas normas na realidade brasileira. Este boletim, ao ser editado seguindo as especificações do IIB, adotou o tamanho padrão internacional para as fichas de catalogação.
O tamanho correto das fichas, 7,5 cm × 12,5 cm, era o adotado internacionalmente e permitia que as fichas fossem facilmente inseridas nos catálogos em fichário utilizados na época, o que facilitava o intercâmbio de registros bibliográficos entre instituições. Esse tamanho tornou-se um padrão internacional, conhecido como tamanho de ficha de catálogo.
Essa informação não é apenas um detalhe histórico, mas também um exemplo da importância da padronização nas práticas biblioteconômicas e do impacto que os organismos internacionais têm nas normativas locais. Compreender e estar atento a esses detalhes é essencial para profissionais da área, especialmente para aqueles que estão se preparando para concursos que envolvem questões de Biblioteconomia.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conforme Juvêncio e Rodrigues (2016, p. 173):
Organizada por Cícero de Britto Galvão, a bibliografia foi editada entre os anos de 1918 e 1921, contando com 14 volumes produzidos conforme as normas do IIB, concebidas por Paul Otlet e Henri La Fontaine, com as informações preenchendo apenas o anverso da folha, com espaço suficiente para que fossem recortadas e coladas em fichas padrão 7,5 cm X 12,5 cm.
Gab. D
Organizada por Cícero de Britto Galvão, a bibliografia foi editada entre os anos de 1918 e 1921, contando com 14 volumes produzidos conforme as normas do IIB, concebidas por Paul Otlet e Henri La Fontaine, com as informações preenchendo apenas o anverso da folha, com espaço suficiente para que fossem recortadas e coladas em fichas padrão 7,5 cm X 12,5 cm. Assim, “O Boletim Bibliographico, finalmente vem á luz publica sem originalidade de maior, porquanto para elle se adoptou o melhor modelo conhecido que é o do Institut Internationale de Bruxelles12”
Fonte: https://cip.brapci.inf.br/download/54159
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo