A esporotricose é uma micose subcutânea que surge quando fun...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3027552 Veterinária
A esporotricose é uma micose subcutânea que surge quando fungos do gênero Sporothrix entram no organismo, por meio de uma ferida na pele. A doença pode afetar tanto humanos quanto animais. A infecção ocorre, principalmente, pelo contato do fungo com a pele ou mucosa, por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição; arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo o gato o mais comum. (Fonte: Ministério da Saúde – MS/Brasil, 2024; Centers for Disease Control and Prevention – CDC/EUA, 2024).
Com relação à esporotricose, analise as afirmativas a seguir:

I. Os agentes mais comuns da esporotricose são: Sporothrix schenckii (S. schenckii) e Sporothrix brasiliensis (S. brasilliensis).
II. Sporothrix schenckii é a espécie mais comum de espotricose em humanos, sendo a maioria das infecções com S. schenckii causadas pelo contato com plantas. Raramente S. schenckii se dissemina de animais para humanos.
III. Na América do Sul, a espécie mais comum é Sporothrix brasiliensis. Ao contrário da maioria dos casos de S. schenckii, a maioria das pessoas são infectadas com S. brasiliensis por meio do contato com gatos infectados.
IV. As infecções com S. brasiliensis tendem a ser mais graves do que as infecções com outras espécies de Sporothrix.

Está CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas