Não se enquadra na ideia de “Jogo no Ciclo de Educação Infan...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E: Jogos cujo conteúdo implique jogar tecnicamente e empregar o pensamento tático.
Vamos entender melhor o tema da questão. Quando falamos sobre "Jogo no Ciclo de Educação Infantil (Pré-Escolar) e no Ciclo de Organização da Identificação da Realidade (1ª a 3ª séries do Ensino Fundamental)", estamos falando de atividades lúdicas que têm como objetivo o desenvolvimento integral da criança, tanto no aspecto motor quanto no cognitivo e social.
Esses ciclos educacionais enfatizam o aprendizado através do brincar, onde a criança explora o mundo, descobre suas capacidades e compreende as relações sociais e materiais ao seu redor. Agora, vamos analisar cada alternativa para entender por que a alternativa E é a correta e as demais não.
Alternativa A: Jogos cujo conteúdo implique reconhecimento das propriedades externas dos materiais/objetos para jogar, sejam eles do ambiente natural ou construídos pelo homem.
Essa alternativa está correta no contexto dos ciclos mencionados, pois as crianças nessa faixa etária estão em processo de descoberta e reconhecimento de características dos objetos ao seu redor, exercitando sua percepção e entendimento do mundo.
Alternativa B: Jogos cujo conteúdo implique a identificação das possibilidades de ação com os materiais/objetos e das relações destes com a natureza.
Essa alternativa também é adequada para esses ciclos. Os jogos que exploram as possibilidades de ação e as relações com a natureza ajudam as crianças a desenvolverem sua criatividade e compreensão ambiental.
Alternativa C: Jogos cujo conteúdo implique relações sociais: criança-família, criança-crianças, criança-professor, criança-adultos.
Os jogos que promovem relações sociais são essenciais na educação infantil e nas séries iniciais. Eles ajudam na socialização das crianças, ensinando-as a interagir e compreender o papel dos diferentes indivíduos em sua vida.
Alternativa D: Jogos cujo conteúdo implique auto-organização.
Essa alternativa também está correta. Jogos que estimulam a auto-organização são fundamentais para o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de planejamento das crianças, habilidades importantes nessa fase de aprendizado.
Alternativa E: Jogos cujo conteúdo implique jogar tecnicamente e empregar o pensamento tático.
Essa é a alternativa que não se enquadra nos ciclos mencionados. Jogos que exigem habilidades técnicas e pensamento tático são mais apropriados para fases posteriores do desenvolvimento escolar, onde as crianças já têm um maior domínio sobre suas capacidades motoras e cognitivas e estão prontas para aprender estratégias mais complexas.
Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer seus dúvidas. Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para essa faixa etária que se refere o anuncio da questão, não cobra-se técnica e tática.
A questão tem como referência o livro Metodologia do Ensino da Educação Física, mas só pela idade dava pra responder por eliminação levando em consideração o desenvolvimento cognitivo motor.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo