Informações derivadas da análise do genoma do S. mutans suge...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q26302 Odontologia
Informações derivadas da análise do genoma do S. mutans sugerem que essa bactéria
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, precisamos entender que o tema central é a análise do genoma do S. mutans, uma bactéria fortemente associada à formação de cáries dentárias. A questão explora o papel de genes específicos na função metabólica e estrutural dessa bactéria.

Alternativa correta: C - tem no gene dlt um papel importante no processo de síntese e retenção de polissacarídeos intracelulares.

A alternativa C é correta porque o gene dlt realmente está envolvido em processos que influenciam a síntese e a retenção de polissacarídeos intracelulares, que são fundamentais para a sobrevivência do S. mutans em ambientes hostis, como os encontrados na cavidade bucal durante a formação do biofilme dental.

A seguir, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: Esta afirma que a bactéria utiliza reservas de polissacarídeos intracelulares na presença de carboidratos, o que não faz sentido, pois ela utilizaria essas reservas na ausência de carboidratos.

Alternativa B: Sugere que o S. mutans não pode metabolizar galactose e manitol. Na realidade, S. mutans é bastante versátil em metabolizar diferentes açúcares, então esta afirmação é errada.

Alternativa D: Diz que o gene gtf mantém a estrutura protéica da parede celular intacta durante mudanças de pH, o que está incorreto. O gene gtf está relacionado à síntese de glucanos, que são importantes para a formação de biofilme, mas não especificamente para a integridade da parede celular durante mudanças de pH.

Alternativa E: Propõe que o gene ffh é fundamental para a agregação ao biofilme dental. No entanto, o ffh não é especificamente conhecido por esse papel. A agregação geralmente envolve outras proteínas de superfície e polissacarídeos.

Compreender a função específica dos genes em bactérias como o S. mutans é essencial para interpretar corretamente questões como esta. Ao analisar as alternativas, devemos focar em como cada gene mencionado contribui para a sobrevivência e patogenicidade da bactéria.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A. Errada, pois os polissacarídeos são EXTRACELULARES.

A) utiliza a reserva de polissacarídeos intracelulares para manter a atividade metabólica na presença de carboidratos na cavidade bucal.

O erro do item é que os polissacarísdeos intracelulares são fontes de energia para os S. mutans na AUSÊNCIA DE CARBOIDRATOS FERMENTÁVEIS. Os polissacarídeos extracelulares não se relacionam com fonte de energia, mas sim com a adesão ao substrato dental desse microrganismos.

Alguém sabe de onde foram tiradas as alternativas c, d e e?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo