O cabeamento de redes de computadores por meio de par trança...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - CAT5.
Para compreender a questão, é importante ter conhecimento sobre as categorias de cabos de par trançado e suas respectivas capacidades de transmissão de dados. As categorias são determinadas por padrões que especificam a performance dos cabos em termos de frequência de sinal e taxa de transmissão.
O cabo de categoria 5, ou CAT5, é projetado para suportar frequências de até 100 MHz e é adequado para redes Fast Ethernet, que operam a uma taxa de 100 Mbps. Isso o torna a escolha correta para a pergunta, pois atende aos requisitos de desempenho para esse tipo de rede.
As demais opções, como CAT3, CAT2, CAT1 e CAT4, não são apropriadas para redes Fast Ethernet. CAT3 e CAT4 são tipicamente usados para redes de até 10 Mbps (Ethernet padrão), enquanto CAT2 e CAT1 são usados para sistemas de telefonia e não para redes de dados. Além disso, o CAT5 supera essas categorias em termos de frequência e taxa de transmissão, sendo, portanto, a alternativa correta para a pergunta.
É importante notar que, embora o CAT5 seja adequado para Fast Ethernet, existem categorias superiores, como CAT5e e CAT6, que oferecem desempenho ainda maior e podem suportar taxas de gigabit Ethernet (1000 Mbps). Contudo, para a finalidade específica mencionada na questão, o CAT5 é a escolha correta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Prova: CESPE - 2008 - STJ - Técnico Judiciário - Informática
Disciplina: Redes de Computadores | Assuntos: Meios físicos de transmissão;
Ver texto associado à questão
Caso os dois switches sejam do tipo gigabit ethernet, a interligação desses dois componentes da rede por meio de cabo da categoria 5e deverá respeitar o limite máximo de comprimento do cabo de 100 metros, para evitar comprometimento da largura de banda.
Certo Errado
CERTo
CAT5. :
Permite comunicações até 100Mbps. É o tipo de cabo par trançado mais usados hoje em dia e é utilizado por redes 100baseT. Também é utilizado em redes 1000BaseT.
Fonte: Redes de Computadores E Internet- Douglas E. Comer
EIA/TIA Utilização
Cat 1 - Serviços telefônicos e dados de baixa velocidade
Cat 2 - RDSI e circuitos T1/E1 - 1,536 Mbps/2,048 Mbps
Cat 3 - Dados até 16 MHz, incluindo 10Base-T e 100Base-T
Cat 4 - Dados até 20 MHz, incluindo Token-Ring e 100B-T
Cat 5 - Dados até 100 MHz, incluindo 100Base-T4 e 100Base-TX
Cat 5e - Dados até 100 MHz, incluindo 1000Base-T e 1000Base-TX
Cat 6 - Dados até 200/250 MHz, incluindo 1000Base-T e 1000Base-TX
Cat 7 - Dados até 500/600 MHz
Fonte: https://www.projetoderedes.com.br/aulas/ugb_infraestrutura/UGB_aula2_Conceitos_de_Infraestrutura.pdf
De fato, por haver o suporte dos cabos CAT5 em redes Ethernet, estes são amplamente utilizados devido ao seu custo benefício. As demais categorias, para efeito de rede, já estão defasadas.
LETRA B
O tipo de cabo que permite transmissão em taxas de 100 Mbps, o que significa atender à especificação 100BASE-TX, é o cabo de categoria 5.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo