Analise o caso clínico a seguir. A gestante FRC, 40 anos, pr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q499802 Nutrição
Analise o caso clínico a seguir.

A gestante FRC, 40 anos, primigesta, 24ª semana de gestação, procura atendimento nutricional devido a ganho de peso excessivo. Porém, refere não ter observado aumento significante do consumo alimentar. Declara história familiar de hipertensão.

Avaliação bioquímica: proteinúria
Dados nutricionais: IMC pré-gestacional: 27,2kg/ m² IMC atual: 30,32kg/m²
Ganho de peso total desde o início da gestação: 8,0kg Altura: 1,60m

Todas as condutas nutricionais a seguir são importantes para o caso, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Trata-se de questão que avalia do aluno conhecimentos acerca de alterações durante a gestação. 

Dentre os dados fornecidos, o que requer maior atenção é o ganho de peso excessivo não justificado por modificações da ingestão energética, pois pode indicar quadro de distúrbio hipertensivo da gravidez (pré-eclâmpsia). A pré-eclâmpsia é uma desordem hipertensiva da gestação, causada pela quebra da tolerância imunológica, que leva à perda da capacidade plena de desenvolvimento placentário, fazendo com que se estabeleça um desequilíbrio entre estresse oxidativo e capacidade antioxidante do tecido placentário. A placenta alterada passa a produzir quantidade excessiva de fatores antiangiogênicos e inflamatórios que ganham a circulação materna e são responsáveis pelo estabelecimento de quadro generalizado de disfunção endotelial e resposta inflamatória sistêmica que culminam nas manifestações clínicas encontradas na pré-eclâmpsia. Os critérios para diagnóstico da pré-eclâmpsia são pressão arterial diastólica (PAD) maior ou igual a 90mmHg em duas ocasiões consecutivas com intervalo de 4 horas ou uma simples PAD maior ou igual a 110mmHg, associada a proteinúria significativa (superior a 300mg/24h). 

Considerando essas informações, vamos a análise das alternativas para identificar a conduta que não é importante para o caso de pré-eclâmpsia:

A) CERTO - o edema não aparece como critério para a classificação dos distúrbios hipertensivos na gestação, mas clinicamente sua presença deve ser observada, principalmente quando surge de repente e de forma intensa.

B) CERTO - o tratamento dietético na pré-eclâmpsia deve considerar a ingestão de energia, proteínas, vitaminas, especialmente as antioxidantes, e minerais. 

C) ERRADO - a determinação da necessidade energética é a mesma recomendada para gestantes saudáveis. 

D) CERTO - o plano alimentar deve ser adequado em energia e hiperproteico, especialmente com proteínas de alto valor biológico. O objetivo é facilitar a síntese de albumina, proteína responsável pelo equilíbrio hídrico entre os compartimentos celulares. 


Gabarito do Professor: LETRA C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a dieta nunca devera ser hipocalorica (pouca kcal) mesmo que a gravida esteja acima do peso

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo