Qual é o gênero textual que mais se adequa ao texto “Estamo...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
B
O artigo de opinião é um gênero argumentativo, ou seja, é um tipo de texto que defende um ponto de vista por meio de argumentos
Gabarito: Letra B
Características do Artigo de opinião: texto opinativo / natureza argumentativa / ampla interação com o leitor / menor nível de formalidade.
Fonte: Curso professora Flávia Rita.
Relatório Científico.
- Relatório Científico: são os relatórios acadêmicos produzidos após uma pesquisa. Geralmente, eles são produzidos por pessoas do ensino superior, por exemplo, o relatório de estágio, relatório de finalização de curso, relatório de participação num evento acadêmico.
Artigo de opinião.
- O artigo de opinião é um gênero textual pertencente ao tipo argumentativo e tem como intencionalidade apresentar o ponto de vista do(a) articulista — locutor(a) do texto — acerca de algum assunto relevante socialmente. Circula, em especial, em jornais, revistas e sites da internet, e pode tratar de temas polêmicos, em que são apresentados fatos, dados estatísticos e discursos de autoridade para fundamentar a tese apresentada.✔
- Precisamos pausar. Parar e olhar em volta. Colocar a mão na consciência [...]
[...] Estamos roubando o tempo precioso que nossos filhos tanto precisam para processar a quantidade enorme de informações e estímulos que nós e o mundo estamos lhes dando. [...]
Debate.
- O debate é um gênero textual de cunho opinativo que se insere nas práticas de oralidade de uma comunidade, tendo como ação social de fundo uma discussão entre as partes com base em argumentos ou exposição de razão.
Charge.
- A charge é um gênero jornalístico que se utiliza da imagem para expressar à coletividade o posicionamento editorial do veículo. É uma crítica carregada de ironia e que reflete situações do cotidiano. O termo charge é oriundo do francês charger e que significa carga, exagero e ataque violento. As charges retratam situações da atualidade.
Carta.
- A carta ou correspondência está entre os mais aplicados na comunicação do cotidiano. A principal característica desse gênero textual é a existência de um emissor (remetente) e um receptor (destinatário). Com a tecnologia, a carta passou por um processo de adaptação na forma de transmissão que deixou de ocorrer somente em papel e assumiu o meio eletrônico.
B) Outros gêneros textuais: Tipologia narrativa: contar uma história incluindo tempo, espaço e personagens envolvidos (inclusive a própria pessoa que está narrando os fatos).
Tipologia descritiva: descrever uma pessoa, um objeto, um local, um acontecimento.
Tipologia dissertativa: defender uma ideia e expor uma opinião através de argumentações. Bizu: lembrar da dissertação de um trabalho de faculdade.
Tipologia expositiva: apresentar um conceito, uma ideia, ou informar sobre algo.
Tipologia injuntiva: ensinar ou instruir sobre algo com o objetivo de levar a uma ação (ex: bulas de remédio, manuais e afins).
CRÔNICA: cotidiano, questões morais. Obs: parte de algo banal, como, por exemplo, o guarda-roupas e a brincadeira levam os personagens do filme Nárnia a discutirem questões sérias envolvendo a tirania da rainha, questões políticas.
Fonte: anotações pessoais
artigo de opinião não precisa de assinatura?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo