O uso da ergonomia da atividade e da aplicação do seu método...
O uso da ergonomia da atividade e da aplicação do seu método — a análise ergonômica do trabalho (AET) — tem-se revelado promissor nos contextos corporativos e normativos. Transformar a própria AET em objeto de reflexão mais aprofundada certamente contribui para aprimorar a sua aplicação nos contextos corporativos. Acerca da ergonomia da atividade e da psicopatologia do trabalho, julgue o item subsequentem.
Para a ergonomia da atividade, o bem-estar do trabalhador é
preponderante em relação à eficiência organizacional, o que
significa que essa eficiência não é mensurada pelos estudos
da área.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão apresentada é Errado (E).
Vamos entender detalhadamente por que essa é a alternativa correta e explorar os conhecimentos necessários para resolver essa questão.
Tema da Questão: A questão aborda a ergonomia da atividade e a psicopatologia do trabalho. Esses são campos voltados para o estudo das condições de trabalho e sua influência no bem-estar e na saúde dos trabalhadores.
Ergonomia da Atividade: É a área da ergonomia que se concentra em analisar o trabalho real realizado pelos trabalhadores e não apenas as condições físicas do ambiente de trabalho. O objetivo é entender como as atividades são executadas e identificar fatores que possam causar desconforto ou prejudicar a saúde dos trabalhadores. A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é uma metodologia usada para essa análise detalhada, visando melhorar o ambiente de trabalho e as condições laborais.
Eficiência Organizacional: Na ergonomia da atividade, existe um equilíbrio entre o bem-estar do trabalhador e a eficiência organizacional. Ou seja, embora o bem-estar seja um foco importante, a eficiência organizacional também é considerada e mensurada. A ideia é que melhorias nas condições de trabalho podem levar a uma maior produtividade e eficiência.
Justificativa da Alternativa Correta: A afirmação de que o bem-estar do trabalhador é preponderante em relação à eficiência organizacional e que esta última não é mensurada pelos estudos da área está incorreta. A ergonomia da atividade busca justamente um equilíbrio entre esses dois fatores. Melhorar o bem-estar dos trabalhadores pode resultar em maior eficiência e produtividade, contradizendo a ideia de que a eficiência não é mensurada.
Portanto, a alternativa está Errada (E) porque desconsidera esse equilíbrio e a importância da eficiência organizacional nas avaliações ergonômicas.
Se precisar de mais alguma coisa ou tiver outra questão para resolver, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para a ergonomia da atividade, o bem-estar do trabalhador é preponderante em relação à eficiência organizacional, o que significa que essa eficiência não é mensurada pelos estudos da área.
ERRADA
A EFICIÊNCIA CONDIZ SOBRE O QUANTO O TRABALHADOR TEM QUE SE DISPOR PARA PRODUZIR COM QUALIDADE TOTAL O QUE IMPACTA EM SUA SAÚDE FÍSICA E MENTAL.
O OBJETIVO DA ERGONOMIA DA AATIVIDADE É ADAPTAR O TRABALHO AO TRABALHADOR E NÃO O CONTRÁRIO, CONTUDO É PREPONDERANTE PARA ESSE CAMPO DE ESTUDOS CONSIDERAR A EFICIÊNCIA(EXIGÊNCIAS DE PRODUTIVIDADE) NO AMBIENTE LABORAL PARA MENSURAR O SEU IMPACTO NA VIDA LABORAL DO TRABALHADOR.
O principal objetivo da Ergonomia da Atividade consiste em compreender os indicadores críticos presentes no contexto de produção de bens e serviços, para transformá-los com base em uma solução de compromisso que atenda às necessidades e aos objetivos de trabalhadores, gestores/organização, usuários e consumidores.
Portanto, na ergonomia, ao mesmo tempo em que se busca promover a QVT, foca-se no desempenho eficiente (interesse da organização).
Gabrito: errado
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo