O uso da ergonomia da atividade e da aplicação do seu método...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1884701 Psicologia

O uso da ergonomia da atividade e da aplicação do seu método — a análise ergonômica do trabalho (AET) — tem-se revelado promissor nos contextos corporativos e normativos. Transformar a própria AET em objeto de reflexão mais aprofundada certamente contribui para aprimorar a sua aplicação nos contextos corporativos. Acerca da ergonomia da atividade e da psicopatologia do trabalho, julgue o item subsequentem.


A AET é realizada sob uma perspectiva de progressividade e seletividade, desdobrando-se em cinco etapas: análise da demanda; análise da tarefa; análise da atividade; diagnóstico; e recomendações. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Análise Ergonômica do Trabalho, visa aplicar os conhecimentos da ergonomia para analisar, diagnosticar e corrigir uma situação real de trabalho. Ela foi desenvolvida por pesquisadores franceses e se constitui em um exemplo de ergonomia de correção. O método AET desdobra-se em cinco etapas: análise da demanda; análise da tarefa; análise da atividade; diagnóstico; e recomendações, onde as três primeiras constituem a fase de análise e permitem realizar o diagnóstico para formular as recomendações ergonômicas.

A realização da AET se faz por etapas e numa perspectiva de progressividade e de seletividade. O fluxo principal desta metodologia se divide em duas partes: a parte situacional e a parte analítica propriamente dita. A parte situacional se compõe da instrução da demanda, no bojo de uma análise global e uma apreciação ergonômica do processo é realizada, permitindo algumas indicações de melhoria.

A parte analítica compreende o processo de aprofundamento desta apreciação inicial com vistas a uma modelagem da situação de trabalho (da atividade de trabalho interagindo com o contexto de sua realização). Isto se faz em dois momentos: em um estágio qualitativo apontando o que presumivelmente está à origem dos problemas e em um estágio quantitativo onde estas indicações são avaliadas através da mensuração sistematizada de alguns de seus aspectos observáveis.

GUÉRIN, LAVILLE et al. Compreender o trabalho para transformá-lo. Tradução: Giliane M. J. Ingratta, Marcos Maffei. São Paulo: Edgard Blucher, 2001. 200 p. Titulo original: Comprendre le travail pour le transformer la pratique de l'ergonomie.

GABARITO: CERTO 





Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTO

Iida (2005, p.60) faz uma interessante e esclarecedora descrição do método análise ergonômica do trabalho – AET: Visa aplicar os conhecimentos da ergonomia para analisar, diagnosticar e corrigir uma situação real de trabalho. Ela foi desenvolvida por pesquisadores franceses e se constitui em um exemplo de ergonomia de correção. O método AET desdobra-se em cinco etapas: análise da demanda; análise da tarefa; análise da atividade; diagnóstico; e recomendações. IIDA (2005 apud GUÉRIN et al, 2001).

 O método AET desdobra-se em cinco etapas:

  1. análise da demanda;
  2. análise da tarefa;
  3. análise da atividade;
  4. diagnóstico; e
  5. recomendações.

A realização da AET se faz por etapas e numa perspectiva de progressividade e de seletividade. O fluxo principal desta metodologia se divide em duas partes: a parte situacional e a parte analítica propriamente dita.

A parte situacional se compõe da instrução da demanda, no bojo de uma análise global e uma apreciação ergonômica do processo é realizada, permitindo algumas indicações de melhoria. (Ibid.)

A parte analítica compreende o processo de aprofundamento desta apreciação inicial com vistas a uma modelagem da situação de trabalho (da atividade de trabalho interagindo com o contexto de sua realização).

Gabarito: Certo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo