Analise os dois episódios que Jokura (2023) descreve a segu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2316067 Conhecimentos Gerais
Analise os dois episódios que Jokura (2023) descreve a seguir:
2015 − Rompimento de barragem da Samarco em Mariana (MG)
84,5% das vítimas imediatas do acidente eram negras; Povo indígena krenak teve sua subsistência comprometida pela poluição do Rio Doce decorrente do acidente.
2019 − Rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG)
58,8% dos mortos não se declaravam como brancos e tinham renda média abaixo de dois salários mínimos;
70,3% dos desaparecidos também não se declaravam como brancos e tinham renda média abaixo de dois salários mínimos.
Povo indígena pataxó foi prejudicado pelo acidente.
Ao encontro dos episódios descritos, Carvalho apud Fuentes (2021) elucida que a história do termo está intrinsecamente ligada ao movimento dos direitos civis americanos, que ocorreram entre as décadas de 50 e 60. A sua criação foi atribuída ao ativista afro-americano Benjamin Franklin Chavis Jr, que chegou a atuar como secretário de Martin Luther King Jr., um dos líderes do movimento dos direitos civis.
Isso posto, Jokura (2021) e Carvalho (2021) usaram o seguinte termo para explicar o ocorrido:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Racismo ambiental

Vamos entender o motivo pelo qual a alternativa B está correta, e como a questão aborda o tema de desastres naturais e humanos com foco em racismo ambiental.

A questão apresenta dois trágicos eventos: o rompimento das barragens em Mariana (MG) em 2015 e em Brumadinho (MG) em 2019. Ambos os episódios tiveram um impacto devastador sobre as populações locais, atingindo desproporcionalmente grupos vulneráveis, como pessoas negras e indígenas.

No caso de Mariana, 84,5% das vítimas imediatas eram negras e o povo indígena Krenak teve sua subsistência comprometida pela poluição do Rio Doce. Em Brumadinho, 58,8% dos mortos não se declaravam brancos e tinham renda média abaixo de dois salários mínimos, e 70,3% dos desaparecidos também pertenciam a essa mesma faixa de renda e cor. Além disso, o povo indígena Pataxó foi prejudicado pelo acidente.

A questão menciona a ligação do termo correto ao movimento dos direitos civis americanos, destacando que a criação do termo foi atribuída ao ativista afro-americano Benjamin Franklin Chavis Jr.

O termo que melhor explica o impacto desproporcional desses desastres sobre grupos marginalizados é Racismo Ambiental. Este conceito descreve como minorias raciais e étnicas são desproporcionalmente afetadas por desastres ambientais devido a políticas e práticas que resultam em condições de vida e trabalho precárias nessas comunidades.

Assim, a alternativa correta é B - Racismo Ambiental, pois ela explica de maneira mais precisa a situação apresentada, onde desastres ambientais causam maiores danos a grupos específicos devido a desigualdades estruturais na sociedade.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Racismo Ambiental é o processo de discriminação e injustiças sociais que populações compostas por minorias étnicas sofrem, devido à degradação ambiental e em decorrência das mudanças climáticas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo