Backup e Restore são dois procedimentos que visam a precauçã...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A
Vamos analisar cada alternativa e entender o porquê da alternativa A ser a correta.
Alternativa A: dentre as maneiras de se realizar o backup de dados, o backup completo é a forma mais simples.
Essa afirmação é correta. O backup completo envolve a cópia de todos os dados de um sistema ou dispositivo, independentemente de terem sido alterados ou não desde o último backup. Sua simplicidade reside no fato de que ele não requer comparações ou verificações sobre quais dados foram alterados; tudo é copiado. Isso o torna fácil de configurar e entender, embora possa ser mais demorado e consumir mais espaço de armazenamento.
Alternativa B: os backups devem ser mantidos próximos dos dados originais, facilitando dessa forma sua restauração.
Essa afirmação é incorreta. Manter os backups próximos dos dados originais pode ser arriscado, pois em situações de desastre físico (como incêndios ou inundações) ou ameaças de segurança (como ransomware), tanto os dados originais quanto os backups podem ser comprometidos. Idealmente, os backups devem ser armazenados em locais diferentes e seguros, podendo ser em nuvens ou em servidores fisicamente distantes.
Alternativa C: possíveis falhas na restauração devem ser verificadas apenas quando os dados precisarem ser restaurados, dispensando testes anteriores.
Essa afirmação é incorreta. É fundamental realizar testes periódicos de restauração para garantir que os backups estão sendo feitos corretamente e que os dados podem ser restaurados quando necessário. A falta de testes pode levar a surpresas desagradáveis durante uma crise, quando a restauração dos dados se fizer urgente.
Alternativa D: na restauração, pragas virtuais são automaticamente eliminadas provendo um ganho de armazenamento.
Essa afirmação é incorreta. A restauração de dados a partir de um backup não garante a eliminação automática de pragas virtuais. Se o backup estiver infectado com malware, as pragas serão restauradas junto com os dados. Para evitar isso, é necessário assegurar que o backup esteja livre de contaminações, utilizando softwares de segurança adequados e realizando verificações periódicas.
Em resumo, a alternativa A é correta porque o backup completo é realmente a forma mais simples de realizar backups. As outras alternativas contêm informações equivocadas sobre as melhores práticas de backup e restauração.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: A
O backup é uma das principais ferramentas utilizadas para dar segurança às informações e dados. Basicamente, existem três tipos de backups, quais sejam: backup completo, backup incremental e backup diferencial.
> Backup completo: é a base para todos os outros tipos de backups. Consiste, basicamente, em uma cópia completa dos dados e arquivos para o armazenamento de destino. Todas as vezes que um backup é necessário, o backup anterior a ele é descartado ou mantido e o novo é feito, ou seja, todos os arquivos e dados são copiados a cada backup. Embora esse modelo forneça mais segurança e proteção contra a perda de dados, a necessidade de uma nova cópia de todos os arquivos sempre que um backup for necessário, faz com que ele seja inviável para empresas que possuam grande volume de dados.
> Backup Incremental: o backup incremental surgiu justamente para sanar a necessidade do backup full de copiar todos os dados e arquivos a cada nova execução. Nesse tipo de backup só é necessário uma cópia completa de todos os arquivos uma única vez, pois todos os outros backups só carregam os dados alterados desde o último carregamento. Só é feito o backup de arquivos ou dados que sofreram alterações desde a última execução de backup.
> Backup Diferencial: no backup diferencial, assim como no incremental, é executado primeiro um backup completo com a cópia de todos os dados, e depois outras execuções subsequentes.
A diferença aqui é que enquanto no backup incremental cada execução copia apenas os dados que foram alterados desde o último backup, independentemente do tipo, no diferencial é feito uma cópia de todos os arquivos alterados desde o BACKUP FULL.
Isso quer dizer que na primeira execução depois do backup completo, serão copiados apenas os dados que foram alterados; na segunda execução serão copiados esses mesmos dados mais as alterações que foram feitas após eles.
Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.
-Tu não podes desistir.
Assertiva A
dentre as maneiras de se realizar o backup de dados, o backup completo é a forma mais simples.
Gabarito: A
O backup completo é a forma mais simples de se realizar backup dos dados, apenas pega e copia tudo.
Já as demais alternativas são todas afirmações erradas:
- os backups também devem ser mantidos distantes, para no caso de um acidente, por exemplo, não perder tudo.
- devem ser verificadas falhas na restauração antes de realmente necessitar dos dados restaurados, senão de nada adianta.
- na restauração, as pragas não são automaticamente eliminadas.
A letra "A" eu acho bastante interessante, pois, se o examinador estivesse dito que é a maneira mais rápida, estaria incorreta, pois os backup's mais rápidos são, respectivamente: INcremental, DIferencial e o COmpleto (bizu - indico). Contudo, foi dito o mais "simples" e de fato o backup completo é, pois não preciso ver, por exemplo, se o arquivo contém ou não o atributo de backup (archive bit), e sim como o colega Filipe disse: "apenas pega e copia tudo".
#semparar
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo