Em “O ritmo dos meus dias é tão intenso que às vezes a gent...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (20)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão apresentada envolve a interpretação do valor semântico da conjunção "que" na oração: "O ritmo dos meus dias é tão intenso que às vezes a gente se esquece de se alimentar direito". Aqui, o foco é identificar o tipo de relação estabelecida pela conjunção entre as orações.
No contexto dado, a conjunção "que" introduz uma oração subordinada adverbial de consequência. Isso significa que a intensidade do ritmo dos dias leva à consequência de se esquecer de se alimentar direito. A estrutura comum para identificar essa relação é "tão... que", onde a primeira parte estabelece uma condição ou intensidade que resulta na segunda.
Vamos analisar cada alternativa para entender por que a resposta correta é a letra E:
- A - Condição: Uma conjunção condicional indica uma hipótese ou condição para que algo ocorra, como em "se chover, não sairemos". Não é o caso aqui, pois não há uma condição sendo apresentada.
- B - Finalidade: A finalidade expressa um propósito ou intenção, usando conjunções como "para que". A frase não sugere que há um objetivo em esquecer-se de se alimentar.
- C - Causa: A causa estabelece um motivo ou razão, como em "porque" ou "já que". A oração não está indicando a razão de esquecer-se de se alimentar, mas sim a consequência de um ritmo intenso.
- D - Concessão: A concessão expressa uma ideia de contraste ou oposição, usando palavras como "embora" ou "apesar de". Não há contraste na frase apresentada.
- E - Consequência: ✔ Esta é a alternativa correta. A intensidade do ritmo dos dias causa o esquecimento de se alimentar direito, estabelecendo uma relação de consequência.
Ao resolver questões como essa, é importante prestar atenção nas palavras que conectam ideias e observar a estrutura da frase para identificar corretamente o tipo de relação semântica. A prática contínua ajuda a ficar mais sensível a essas nuances.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito E - Exprimindo ideia de consequência, são iniciadas pelas conjunções subordinativas consecutivas. Não deixe de dar uma olhada no capítulo de conjunções subordinativas.
– Nesta cidade, chove que é o Diabo! (tanto não expresso antes do que)
– Isso é tão prazeroso que me vicia.
– O presidente não melhorou a vida da população, de modo que se sentiu enganada pelas promessas.
Obs.: Diferença entre oração adjetiva e oração adverbial consecutiva.
– Nós fizemos um barulho que incomodava a todos. (adjetiva restritiva; o que é um pronome relativo e exerce função sintática de sujeito; = O barulho incomodava a todos.)
– Nós fizemos um barulho que ninguém conseguia conversar. (consecutiva; = Fizemos um barulho tão grande que...)
Na consequência a oração principal exprime - CAUSA
e sua subordinada - CONSEQUÊNCIA
GABARITO E
MACETÃO: TODA VEZ QUE NA ORAÇÃO TIVER PALAVRAS COMO: TAL, TANTO, TAMANHO, 99,9% DE CHANCE DE SER UMA CONSEQUÊNCIA O TERMO SEGUINTE.
Professor: Alexandre Soares (QCONCURSOS)
QUEM ESTUDA VENCE!
conjuções Consecutivas: introduzem uma oração que expressa a consequência da principal. São elas: de sorte que, de modo que, sem que (= que não), de forma que, de jeito que, que (tendo como antecedente na oração principal uma palavra como tal, tão, cada, tanto, tamanho), etc.
Por exemplo:
Estudou tanto durante a noite que dormiu na hora do exame.
A dor era tanta que a moça desmaiou.
fonte: www.soportugues.com.br/
Eu costumo colocar "em consequência disso" na frase e me ajuda a identificar.
Ex: O ritmo dos meus dias é tão intenso que (em consequência disso) às vezes a gente se esquece de se alimentar direito
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo