O ano de 1913 ficou marcado como o maior clímax da história ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: IFPI Órgão: IF-PI Prova: IFPI - 2016 - IF-PI - Professor- Química |
Q2746514 Química

O ano de 1913 ficou marcado como o maior clímax da história da ciência. A aplicação da hipótese quântica de Planck à radiação do corpo negro, e mais tarde por Einstein ao efeito fotoelétrico, encontrou muitas descrenças e até mesmo muito desdém. Por sua vez, a aplicação de Niels Bohr, um físico dinamarquês, à teoria do átomo de hidrogênio resultou numa revolução de pensamento, uma vez que esta teve espetacular sucesso na interpretação de espectros. Outra grande contribuição da Física Quântica, no que diz respeito ao entendimento dos átomos, foi a capacidade de melhorar as interpretações a respeito de periodicidades químicas e das descrições das estruturas eletrônicas dos elementos. Neste contexto, um elétron em um átomo pode ter seu estado energético descrito com um conjunto de quatro números quânticos.

Considere um elétron com o seguinte conjunto: número quântico principal, 𝓷 = 5; número quântico secundário, 𝓵 = 1, número quântico magnético, m𝓵= -1 e número quântico de spin, ms = -1/2 (admita por convenção que o primeiro elétron num orbital assume o estado de spin -1/2). Qual é a opção que mostra o valor do comprimento de onda aproximado do fóton, detectado na série espectral de Balmer, que é emitido por este elétron quando ele retorna para um nível mais interno?

Dados: Constante de Rydberg para o hidrogênio = RH = 1,1 x 107 m-1; Constante de Planck = h = 6,63 x 10-34 J.s; Velocidade da luz (vácuo) = c = 3 x 108 m/s.

Alternativas