A respeito do texto e das ideias nele expressas, julgue o it...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088255 Português
1.png (751×580) 

Moisés Zylbersztajn. Muito além do maker: esforços contemporâneos de produção de novos e efetivos espaços educativos. In: Clarissa Teixeira,
Ana Cristina Ehlers e Marcio de Souza. Educação fora da caixa: tendência para a educação no século XXI. Florianópolis-SC: Bukess, 2015,
p. 197-198 (com adaptações).

A respeito do texto e das ideias nele expressas, julgue o item. 


O emprego da linguagem figurada no texto, a exemplo da palavra “panaceia” (linha 9) e da expressão “cavalo de Troia” (linha 17), que, pelos sentidos do texto, remetem, respectivamente, a invencionice e cilada, evidencia a descrença do autor nas inovações na área da educação, para o qual é preferível trabalhar em sala de aula com “o que parece ainda funcionar”. 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Panaceia aqui não está no sentido figurado, e sim algo que pode curar, tratar todos os males.

Não utiliza "cavalo de troia" como algo negativo (cilada), e sim como uma estratégia.

No sentido global do texto, o autor expõe seu entendimento de que se deve tentar outras formas de ensino, mas sempre "colocando na balança" para que isso não vire modismo, ele critica algumas "ondas", mas não se mostra contrário às inovações na área da educação. Não é pessimista com a ideia de que pode dar certo.

Pra mim, o erro está em: "evidencia a descrença do autor nas inovações na área da educação, para o qual é preferível trabalhar em sala de aula com “o que parece ainda funcionar”(ideia pessimista)

FIGURADO-----panaceia.

o que se emprega para remediar dificuldades.

então estes termos foram usados metaforicamente e não em sentido figurado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo