Considerando a manutenção da correção gramatical e a coerênc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088264 Português
1.png (751×580) 

Moisés Zylbersztajn. Muito além do maker: esforços contemporâneos de produção de novos e efetivos espaços educativos. In: Clarissa Teixeira,
Ana Cristina Ehlers e Marcio de Souza. Educação fora da caixa: tendência para a educação no século XXI. Florianópolis-SC: Bukess, 2015,
p. 197-198 (com adaptações).

Considerando a manutenção da correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item. 


“há” (linha 17) por fazem

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gac: C.

Faz décadas.

Alternativa errada, porque o verbo FAZER no sentido temporal é impessoal e invariável.

Pode existir o intercâmbio entre o verbo "haver" e o "fazer", quando ambos denotarem tempo passado. Deve-se, no entanto, manter ambos na terceira pessoa do singular ("há" e "faz"), dado que são impessoais. Trocar a forma verbal "há" por "fazem", no contexto trazido, atenta contra o padrão culto do idioma.

Errado.

Errado. Não seria correto substituir "há" por "fazem" na oração "Já existe há décadas", pois o verbo "fazer" nesse caso não é apropriado para indicar a duração de uma ação que começou no passado e continua até o presente momento.

O verbo "haver", conjugado no presente do indicativo como "há", é frequentemente utilizado para indicar a existência ou a duração de algo desde um ponto no passado até o presente. Assim, a forma correta da oração seria: "Já existe há décadas", indicando que algo existe desde um momento no passado e continua a existir até o presente.

resposta elaborada pelo CHAT GPT.

Faz - no sentido de tempo decorrido é Impessoal e Invariável

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo