As mitocôndrias são consideradas as usinas energéticas do no...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1922060 Biologia
As mitocôndrias são consideradas as usinas energéticas do nosso corpo. As células musculares estriadas esqueléticas e as musculares cardíacas necessitam mais da produção de ATPs do que as células dos músculos lisos. Porém, na respiração celular há glicólise, ciclo de Krebs e a cadeia respiratória.
Sobre a bioenergética desses eventos, é CORRETO afirmar que 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão fala sobre as células musculares, as mitocôndrias e a respiração celular, pedindo a alternativa correta sobre a bioenergética dos eventos que ocorrem na respiração celular. A energia química que o corpo necessita é liberada através da quebra de cadeia de carbono, ocorrendo por meio da fermentação e respiração celular. A respiração celular ocorre dentro das células, especificamente nas mitocôndrias, oxidando a glicose e liberando energia para as células, pela reação: C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 +6H2O + ENERGIA. Ela é um processo composto de três etapas: a glicólise, que ocorre no citosol da célula; o ciclo de Krebs (ciclo dos ácidos tricarboxílicos, ou ciclo do ácido cítrico), que ocorre na matriz mitocondrial; e a fosforilação oxidativa, que ocorre na membrana interna da mitocôndria. A glicólise ocorre no citoplasma de todos os seres vivos, em ausência de oxigênio (processo anaeróbio) onde há produção de ácido pirúvico a partir da glicose, pela equação global: C6H12O6+ 2 NAD+ 2ADP + 2Pi → 2C3H4O+ 2ATP +2 NADH +2H+. No ciclo de Krebs, as duas moléculas resultantes da glicólise se direcionam para a matriz mitocondrial, e uma das moléculas reage com a enzima A (CoA) produzindo Acetil – CoA que reage com o ácido oxalacético e produz uma molécula de ácido cítrico, e ao término de oito reações, são liberadas duas moléculas de CO2, íons H+ e elétrons, que posteriormente formam o NADH e FADH2, com saldo final de 2ATP. A fosforilação oxidativa realiza a condução dos elétrons do NADH e FADH2 até o oxigênio, através da cadeia transportadora de elétrons que estão presentes nas cristas mitocondriais. É um processo com grande liberação de energia, com saldo final de aproximadamente 26 ATP. Na contração muscular, as miofibrilas do músculo estriado são compostas por alguns filamentos de miosina (espessos) e alguns filamentos de actina (finos), que se alternam entre as regiões escuras e claras do músculo. A zona H, composta por miosina, se encontra no centro do disco escuro, enquanto que a linha Z se encontra no centro do disco claro. O espaço formado entre as duas linhas Z é chamado de sarcômero. A contração muscular ocorre com o deslizamento dos filamentos finos entre os espessos, com a miosina formando ligações químicas (ATP e íons cálcio liberados para a miofibrila) com a actina. Nesse movimento, a faixa H some e o espaço entre as linhas Z diminui. Quando esse movimento termina, os íons cálcio retornam ao retículo, as ligações entre a miosina e actina se rompem e ocorre o relaxamento do músculo. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia Hoje. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2014; Linhares, S.; Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Biologia Hoje. 3ª ed. São Paulo, SP. Ed. Ática, 2016)



Fonte da imagem: site vestibulandoweb.com.br



Sobre a bioenergética desses eventos, é CORRETO afirmar que 


A) a partir do uso da degradação da glicose, são formadas energias para o metabolismo basal e geral. CORRETA. A respiração celular realiza a oxidação da glicose e libera energia para o funcionamento correto do metabolismo celular necessário para o corpo de forma geral e basal.  


B) havendo a acumulação do piruvato, causará eventos repentinos e involuntários de fadiga muscular. Incorreta. Quando há problemas na decomposição do piruvato, a produção de energia se torna limitada e um acúmulo de ácido lático ocorre no organismo, levando a sintomas como convulsões, deficiência intelectual, fraqueza muscular e problemas de coordenação.


C) necessita de pouco oxigênio, porque pode ter reservas armazenadas na matriz mitocondrial. Incorreta. A respiração celular ocorre apenas na presença de moléculas de oxigênio para a oxidação da glicose em energia, e a matriz mitocondrial não armazena oxigênio, e sim íons cálcio.

D) ocorre mais nos músculos lisos involuntários viscerais e nos lisos multiunitários e polinucleados. Incorreta. Os músculos lisos possuem contrações involuntárias e fracas, necessitando menos de ATP e ocorrendo menos nesses músculos do que os músculos esqueléticos e cardíacos.


E) não tem participação direta nas contrações, no sarcômero, na ação da actina sob a miosina. Incorreta. A respiração celular possui participação direta na contração dos músculos e no sarcômero, para a locomoção e movimento do corpo.


Gabarito do Professor: A


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo